Russell crava a pole em dobradinha da Mercedes em Silverstone
sábado, 6 de julho de 2024 às 12:17
George Russell
George Russell conquistou a pole position para o GP da Inglaterra, liderando uma dobradinha da Mercedes na primeira fila.
Na pole provisória após as primeiras tentativas no Q3 com apenas 0.006s de vantagem sobre Lando Norris, Russell baixou para 1m25.819s para conquistar sua primeira pole em casa, enquanto Lewis Hamilton superou Norris e ficou em segundo.
É a primeira vez desde o GP da África do Sul de 1968, quando Jim Clark, Graham Hill e Jackie Stewart fizeram o mesmo, que três britânicos se classificam nas três primeiras colocações do grid.
A dobradinha também é a 84ª da Mercedes, quebrando o recorde que ela dividia com a Ferrari.
Max Verstappen terminou em quarto com um carro danificado depois de uma escapada no Q1, seguido por Oscar Piastri, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz.
Alex Albon avançou para o Q3 e garantiu a nona posição no grid – separando a dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso.
A maior supresa foi a eliminação de Charles Leclerc no Q2 após ser batido por Stroll nos momentos finais do segmento. Logan Sargeant, Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu e Daniel Ricciardo também saíram.
No Q1, a grande vítima foi Sergio Perez, que rodou na curva Copse logo depois de colocar pneus slick.
Uma saída de traseira brusca jogou o piloto da Red Bull para fora da pista nas condições difíceis, mas ele rodou na área de escape e ficou preso na brita, encerrando sua participação em 19º.
Verstappen escapou no mesmo ponto, mas conseguiu continuar apesar de ter danificado o assoalho de seu RB20.
Os outros eliminados no segmento inicial foram Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Esteban Ocon e Pierre Gasly – que já largaria em último após uma troca completa da unidade de potência.
Confira o grid:
f1, formula 1, george russell, gp da inglaterra, mercedes, noticias f1, pole position
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.