Ruanda anuncia candidatura oficial a sediar corrida de F1

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 às 10:43

Kigali, Ruanda

A República de Ruanda declarou oficialmente sua intenção de trazer a Fórmula 1 de volta à África.

A F1 correu pela última vez no continente em 1993, no famoso circuito de Kyalami, ao norte de Joanesburgo, na África do Sul.

Houve inúmeras tentativas de reviver a corrida, todas sem sucesso. No ano passado, parecia que um acordo para retornar à África do Sul estava nos planos, mas ele fracassou por motivos políticos.

Esta semana, a capital de Ruanda, Kigali, sediou a Assembleia Geral da FIA, e na sexta-feira à noite será realizada a cerimônia de premiação de fim de temporada, na qual todos os campeões das diversas categorias receberão seus troféus.

Falando na cerimônia de abertura da Assembleia Geral, o presidente Paul Kagame confirmou que Ruanda está almejando sediar um grande prêmio no futuro.

Embora se saiba que conversas estão acontecendo, é a primeira vez que suas intenções firmes foram declaradas.

“Estou feliz em anunciar formalmente que Ruanda está se candidatando a trazer a emoção das corridas de volta à África sediando um GP de F1”, disse Kagame.

“Um grande obrigado a Stefano Domenicali e toda a equipe da F1 pelo bom progresso em nossas discussões até agora”.

“Garanto que estamos abordando esta oportunidade com a seriedade e o comprometimento que ela merece. Juntos, construiremos algo poderá nos deixar orgulhosos”.

O local de um circuito projetado por Alex Wurz, ex-piloto de F1 e presidente da GPDA, fica perto de um novo aeroporto de $2 bilhões em construção desde 2017 que não deve estar operacional antes de 2028, 40 quilômetros ao sul de Kigali.

Ruanda agora está em uma disputa com a África do Sul para acabar com jejum de três décadas da F1 no continente, já que o país ainda tem esperança de sediar uma corrida em 2027.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.