Roberval Andrade e André Marques vencem na abertura da temporada 2025 da Copa Truck
domingo, 23 de março de 2025 às 16:17
Roberval Andrade
A Copa Truck concluiu neste domingo (23) a primeira etapa de uma temporada 2025 que começou emocionante e equilibrada e traz a perspectiva de ser imprevisível até a última corrida do ano. O Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), foi palco de duas grandes corridas, com casa cheia e vitórias de dois campeões: Roberval Andrade (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) na Corrida 1 e de André Marques (Volkswagen da R9 Competições) na prova complementar.
Roberval largou de ponta a ponta na primeira prova do campeonato e teve de resistir desde o início à pressão imposta pelo bicampeão Beto Monteiro. Os dois protagonizaram uma chegada eletrizante e de tirar o fôlego, que foi concluída com vantagem residual do paulista: apenas 0s183. Raphael Abbate completou o top-3.
Grande nome do fim de semana, Roberval comemorou o resultado e a performance apresentados em Campo Grande. “Nosso time foi fantástico neste fim de semana. Fazer a pole e vencer na primeira etapa da temporada é um bom sinal de que estamos no aminho certo. Estou muito contente pelo meu resultado e por ter tido o desempenho que a ASG Motorsport demonstrou”, exaltou.
Já a segunda prova na Cidade Morena foi uma aula de pilotagem de André Marques, que deixou Wellington Cirino e Victor Franzoni pra trás para levar a Volkswagen ao topo do pódio. Wellington Cirino foi o segundo colocado e o atual campeão, Felipe Giaffone, o terceiro.
“Me preparei bastante física e mentalmente para esta temporada porque quero muito conquistar meu segundo título e começamos bem, com uma vitória e um fim de semana consistente desde o começo. Obrigado ao meu time, a R9 Competições, e à Volkswagen pelo belo caminhão”, creditou André Marques.
A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.
Como foram as corridas
No ‘braço’, Roberval segura Beto para vencer
Com 40 ‘brutos’ na pista, sendo 22 da Pro e 18 da Elite, a Copa Truck abriu a maior temporada da sua história e acelerou para a primeira das duas corridas da etapa de Campo Grande com Roberval Andrade na pole position, em dobradinha da Mercedes-Benz ASG Motorsport com Raphael Abbate em segundo. Mas quem largou bem foi Beto Monteiro, que subiu de terceiro para P2 após manobra no fim da Reta Oposta.
A disputa entre dois campeões e nomes históricos da Copa Truck foi o ponto alto das primeiras voltas da prova. De volta após ter sido submetido a uma cirurgia cardíaca nos meses finais de 2024, Beto Monteiro mostrou estar em grande forma e pronto para lutar por vitórias.
Na sua estreia pela categoria Pro, a campeã da Elite Bia Figueiredo teve uma corrida complicada pela frente desde a largada, quando caiu para o sétimo lugar. Depois, a paulista enfrentou problemas e escapou no fim da reta dos boxes após toque involuntário no Iveco de Leandro Totti.
A prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.
A corrida foi retomada com bandeira verde quando restavam cerca de três minutos para o seu desfecho. Roberval sustentou a liderança e segurou a forte pressão imposta por Beto Monteiro. Raphael Abbate, Felipe Giaffone e Jaidson Zini vinham logo atrás.
Com muita emoção e muito braço, Roberval Andrade liderou até o fim e superou Beto Monteiro por apenas 0s183, em chegada emocionante. Raphael Abbate foi o terceiro, seguido por Felipe Giaffone, Jaidson Zini, André Marques, Wellington Cirino e Victor Franzoni (que abriu o grid da Corrida 2). Luiz Lopes e Bia Figueiredo completaram a relação dos dez primeiros.
André Marques faz valer experiência e leva Corrida 2
A sempre movimentada Corrida 2 começou com Victor Franzoni puxando a fila, lado a lado com Wellington Cirino. André Marques partiu em terceiro, seguido por Jaidson Zini, Felipe Giaffone, Raphael Abbate, Beto Monteiro e Roberval. Destaque nos treinos livres e na classificação, Leandro Totti não largou.
Franzoni conservou a liderança da corrida, enquanto o atual vice-campeão André Marques passou Cirino para assumir o segundo lugar e partir pra cima de Victor. Giaffone avançou para a quarta posição, à frente de Beto Monteiro, Abbate e Roberval, em sétimo. Na sequência, a prova apresentou baixas como Bia Figueiredo e Paulo Salustiano, que abandonaram.
Marques fez valer sua maior experiência nos ‘brutos’ e fez a ultrapassagem em Franzoni para assumir a dianteira da corrida. Na sequência, Beto Monteiro e Pedro Paulo Fernandes tiveram de fazer uma parada não-programadas nos boxes, enquanto Franzoni abandonou a disputa.
Campeão em 2021, André Marques partiu para fechar com vitória a abertura do campeonato. Após o abandono de Franzoni, Wellington Cirino subiu para segundo lugar e controlou o ímpeto final de Felipe Giaffone para garantir um lugar no pódio, seguido pelo atual campeão da Copa Truck. Raphael Abbate foi o quarto e Roberval cruzou a linha de chegada na quinta posição, com pontuação que o coloca como líder do campeonato na conclusão do fim de semana.
Confira os resultados da Super Truck Pro neste domingo em Campo Grande
Corrida 1
1º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 12 voltas em 27min00s943
2º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 0s183
3º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 0s681
4º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 1s355
5º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s087
6º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 2s503
7º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 4s602
8º – Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 6s057
9º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s715
10º – Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 9s208
11º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 9s686
12º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1 volta
13º – Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 1 volta
14º – Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 2 voltas
Não completaram
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 4 voltas
Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 5 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 7 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 8 voltas
Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 10 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 10 voltas
Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 12 voltas
Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), não largou
Corrida 2
1º – André Marques (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min03s733
2º – Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s180
3º – Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 3s865
4º – Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 4s511
5º – Roberval Andrade (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 7s610
6º – Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s163
7º – Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 25s038
8º – Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 26s167
9º – Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 38s574
10º – Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 58s424
11º – Fabio Fogaça (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 1 volta
Não completaram
Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4 voltas
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 9 voltas
Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 9 voltas
Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 10 voltas
Pedro Perdoncini e Nicolas Giaffone deixam Campo Grande com vitória na Elite
A julgar pelo desfecho da etapa de abertura da temporada 2025 da Copa Truck, a categoria Super Truck Elite promete ser pautada por duas características que certamente farão toda a diferença para definir seu novo campeão: equilíbrio e regularidade. A rodada de abertura do calendário foi disputada teve seu apogeu neste domingo (23), em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e foi palco das vitórias de Pedro Perdoncini (Mercedes-Benz da ASG Motorsport) e do estreante Nicolas Giaffone (Volkswagen da R9 Competições). Entretanto, o líder do campeonato é Diogo Moscato, que corre com um ‘bruto’ Iveco da Scuderia Chiarelli. O piloto terminou as duas corridas na segunda posição.
O placar extraoficial aponta Moscato na liderança da tabela de pontos com 36 tentos, contra 35 de Pedro Perdoncini e 33 de Nicolas Giaffone, pole position na Cidade Morena.
As corridas aconteceram sob temperatura mais amena em relação a sexta-feira e sábado, com os termômetros a marcar 28ºC. Na pista, a Super Truck Elite entregou disputas bastante acirradas diante de grande público nas arquibancadas e camarotes. Além das performances de Perdoncini, Nic Giaffone e Diogo Moscato, Campo Grande viu também como destaque a estreia de Arthur Scherer, com pódio na Corrida 1, e Leo Rufino, terceiro colocado na segunda prova, e Hugo Cibien, com dois P4 no Mato Grosso do Sul.
“É um misto quase inexplicável de emoções. Ano passado brigamos pelo título até o fim e aprendemos muito com a Bia Figueiredo e toda a equipe. A emoção de ganhar, um ano depois da estreia e na mesma pista, tem um sabor especial. Temos muito ainda para aprender e, com a Mercedes-Benz e a ASG Motorsports, vamos trazer muitos canecos e muita alegria. Atingimos nosso objetivo, de pontuar bem nas duas provas, mas também sei que teremos uma sequência ‘pegada’ de temporada. O campeonato é longo, então temos de fazer o máximo possível de pontos”, destacou Pedro Perdoncini depois do triunfo no Mato Grosso do Sul.
Nicolas Giaffone foi um dos nomes do fim de semana, que marcou sua estreia na Copa Truck, com pole e uma vitória que veio após o jovem de 20 anos ter se recuperado após deslize que lhe custou o triunfo na Corrida 1. “Estou feliz pela segunda prova e frustrado com a primeira. Não era para ter errado do jeito que errei. Escorreguei no óleo, fui ultrapassado, e depois ‘queimei’ o radar por 0,5 km/h em uma disputa lado a lado. Larguei em primeiro com a inversão de grid, busquei a redenção e fiquei feliz por ter conseguido conquistar o resultado na segunda prova”.
A Copa Truck volta a acelerar no fim de semana de 11 a 13 de abril no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no norte do Paraná.
Como foram as corridas
Perdoncini abre temporada com vitória
Estreante na Copa Truck, Nicolas Giaffone fez sua primeira largada correndo de caminhão de forma segura e sustentou a primeira colocação, embora seguido bem de perto por Pedro Perdoncini e Diogo Moscato. Arthur Scherer e Hugo Cibien completaram a ordem dos cinco primeiros da Elite.
Nic trilhou um caminho confortável até então e não se intimidou com a maior experiência de Perdoncini: o piloto de 20 anos abriu vantagem ligeira para seu oponente mais próximo e construiu os pilares para triunfar logo no seu debute.
Entretanto, o momento-chave da corrida aconteceu pouco depois, quando Perdoncini deu o bote e passou Giaffone. Em seguida, a prova foi neutralizada em regime de safety-truck depois que alguns pilotos escaparam da pista em razão da presença de óleo no asfalto no fim da Reta Oposta. A intervenção foi realizada para a limpeza do trecho antes da retomada da disputa, já na fase derradeira da corrida.
A bandeira verde tremulou com três minutos para o fim com Perdoncini na frente e Giaffone logo atrás, seguidos por Arthur Scherer, também estreante, em uma muito positiva terceira posição, com Diogo Moscato e Hugo Cibien nas posições seguintes. Minutos depois, Nic Giaffone foi punido por exceder o limite de velocidade no radar.
Perdoncini confirmou a vitória, enquanto Diogo Moscato passou Arthur Scherer no fim para terminar em segundo lugar. Hugo Cibien foi o quarto colocado, à frente de Djalma Pivetta, Kleber Eletric, Leo Rufino e Nicolas Giaffone, que com o oitavo lugar obteve o direito de puxar a fila da segunda prova da etapa.
Nic Giaffone aproveita nova chance e triunfa na estreia
Com expectativa de muita emoção e grandes embates na pista, a Corrida 2 da Elite começou com Nic Giaffone na frente, lado a lado com Leo Rufino. Kleber Eletric saiu em terceiro, seguido por Djalma Pivetta, Hugo Cibien, Arthur Scherer, Diogo Moscato e Pedro Perdoncini.
Disposto a não deixar escapar nova oportunidade, Giaffone impôs seu ritmo e de cara abriu vantagem para o restante do pelotão, que tinha Rufino em segundo e Pivetta em terceiro.
Djalma perdeu performance e caiu muitas posições ao longo da prova, o que permitiu a Diogo Moscato assumir novamente um lugar no top-3, atrás de Rufino e de Nicolas Giaffone, com mais de oito segundos de vantagem quando restavam seis minutos para o fim da prova.
Moscato foi um dos nomes da Corrida 2 e consolidou a bela jornada de abertura do campeonato ao passar Rufino por fora antes da entrada da reta dos boxes e assumir de vez a segunda colocação. Diogo só não conseguiu alcançar Nicolas Giaffone, que terminou sua estreia na Copa Truck com vitória na Elite. Moscato foi o segundo colocado, seguido por Leo Rufino, Hugo Cibien e Pedro Perdoncini, formando o grupo dos cinco melhores posicionados.
Confira os resultados da Super Truck Elite neste domingo em Campo Grande
Corrida 1
1º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 12 voltas em 27min11s992
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 1s770
3º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 2s673
4º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 3s688
5º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 7s085
6º – Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 14s725
7º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s548
8º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 20s450
9º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 22s040
10º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 23s872
11º – Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 26s724
12º – Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 27s825
13º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 39s976
14º – Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 56s052
15º – Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a volta
Não completaram
Maurício Arias (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 7 voltas
Rodrigo Taborda (Vannucci Racing/Volvo), a 8 voltas
Marcio Giordano (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 11 voltas
Corrida 2
1º – Nicolas Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), 10 voltas em 23min18s928
2º – Diogo Moscato (Scuderia Chiarelli/Iveco), a 14s727
3º – Leo Rufino (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 15s027
4º – Hugo Cibien (Vannucci Racing/Volvo), a 19s291
5º – Pedro Perdoncini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 19s969
6º – Arthur Scherer (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 20s684
7º – Ricardo Alvarez (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 35s901
8º – Felipe Gama (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 38s576
9º – Djalma Pivetta (Iveco Usual Racing/Iveco), a 39s545
10º – Maicon Roncen (Tokio Petro Racing/Mercedes-Benz), a 56s891
Não completaram
Daniel Kelemen (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 5 voltas
Jô Augusto Dias (R9 Competições/Volkswagen), a 5 voltas
Juca Bala (Eletric Truck/Scania), a 5 voltas
Kleber Eletric (Eletric Truck/Scania), a 7 voltas
Thaline Chicoski (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 10 voltas
CALENDÁRIO 2025
Etapa 1 – 23 de março – Campo Grande (MS)
Etapa 2 – 13 de abril – Londrina (PR)
Etapa 3 – 18 de maio – Interlagos (SP)
Etapa 4 – 15 de junho – Rio Grande do Sul (RS)
Etapa 5 – 13 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 24 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 7 – 21 de setembro – Curvelo (MG)
Etapa 8 – 19 de outubro – Londrina (PR)
Etapa 9 – 7 de dezembro – Interlagos (SP)
andré marques, campo grande, Copa Truck, roberval andrade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.