Rivais querem “desviar a atenção de outros problemas”, diz Marko
sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 17:40
Helmut Marko e Max Verstappen
Helmut Marko levantou a teoria de que as equipes de F1 examinaram minuciosamente o truque da Red Bull para “desviar a atenção de outros problemas”.
A Red Bull foi criticada antes do Grande Prêmio dos Estados Unidos deste fim de semana, em Austin, Texas, por aceitar que possui um dispositivo que pode alterar a altura do RB20 entre a classificação e a corrida.
O CEO da McLaren, Zak Brown, pediu à FIA que investigue o dispositivo que ajusta a folga frontal, algo que ele considera “altamente ilegal”.
No entanto, de acordo com Marko, o órgão regulador estava ciente do dispositivo antes dos relatos iniciais, antes da viagem deste fim de semana ao Circuito das Américas, enquanto ele minimizava a importância do truque.
“O sistema é perfeitamente legal e era conhecido por todas as equipes”, disse Marko à Sky F1 Itália. “Já havíamos informado a FIA sobre isso, isso diz tudo”.
“Você não pode alterar o nível de altura do carro entre a classificação e a corrida. Isso é o principal, não há nada ilegal”, comentou.
“A FIA já sabia. Não houve sanção, nada mudou em relação a antes. Não entendo toda a conversa sobre isso. Talvez alguém queira desviar a atenção de outros problemas”, concluiu Marko.
A Red Bull está atualmente 41 pontos atrás da McLaren no campeonato de construtores, enquanto Max Verstappen ostenta 52 pontos de vantagem sobre Lando Norris.
altura, f1, fia, formula 1, helmut marko, noticias f1, red bull f1, sistema, truque
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.