Ricciardo toma punição no grid para o GP de Miami
domingo, 21 de abril de 2024 às 13:07
Daniel Ricciardo
Daniel Ricciardo cumprirá uma punição de três posições no grid no GP de Miami por cometer uma infração durante o safety car na China.
Ricciardo foi convocado pelos comissários após a corrida em Xangai porque teria ultrapassado Nico Hulkenberg em condições de safety car.
O australiano abandonou após algumas voltas devido aos danos da batida com Lance Stroll na curva 14 na primeira das duas relargadas.
Hulkenberg passou Ricciardo após o toque, mas o piloto da RB retomou a posição quando o safety car retornou imediatamente para limpar os destroços e retirar o carro danificado de Yuki Tsunoda em um incidente separado.
Os comissários detalharam que a ultrapassagem de Hulkenberg antes da linha do safety car foi permitida devido ao acidente, enquanto a manobra de Ricciardo para recuperar a posição não foi.
“O piloto do carro 3 admitiu ter ultrapassado o carro 27 deliberadamente, mas explicou que sentiu que poderia fazê-lo porque o carro 27 o havia ultrapassado sob o safety car antes na volta 28”, afirmou uma declaração dos comissários.
“Observamos que o carro 27 foi autorizado a ultrapassar o carro 3 na volta 28 por causa do Artigo 55.8. Não havia base justificável para o 3 ultrapassar o 27 enquanto a corrida estava sob condições de safety car”.
“Assim, impusemos uma punição de 10 segundos ao carro 3. Como ele não pôde cumpri-la devido ao abandono, impusemos uma perda de três posições no grid ao carro 3 para a próxima corrida da qual o piloto participar”.
A penalização de Ricciardo terá de ser cumprida no evento principal de domingo, e não na corrida curta em Miami.
daniel ricciardo, f1, formula 1, GP de Miami, noticias f1, punição, RB
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.