Revelados os primeiros detalhes do novo carro da Red Bull

terça-feira, 14 de janeiro de 2025 às 9:21

Red Bull RB21

Em 2024, a Red Bull forneceu a Max Verstappen um carro que lhe permitiu conquistar seu quarto título mundial de Fórmula 1.

Entretanto, a equipe caiu para o terceiro lugar no campeonato de construtores, mas isso não se deveu apenas à performance insatisfatória de Sergio Perez.

Ao longo do ano, o RB20 provou ser um carro bastante complicado, principalmente porque tinha uma janela operacional extremamente pequena. O equilíbrio aerodinâmico e dinâmico apresentou desafios após as seis primeiras corridas.

Os engenheiros da equipe trabalharam duro durante a maior parte da temporada para encontrar causas e soluções para a situação atual.

A partir do Brasil, um compromisso aceitável foi encontrado para alcançar o desempenho esperado – porém, isso não significa uma solução final.

Na previsão para 2025, Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, afirmou que de fato havia uma lacuna entre dinâmica e aerodinâmica – nesse último elemento, as deficiências apareceram cada vez mais no conceito do RB20.

Por exemplo, as suspensões, principalmente o ajuste da dianteira, não eram mais capazes de fornecer uma plataforma estável para o conceito aerodinâmico do carro.

Segundo o racingnews365.com, a equipe de aerodinâmica liderada por Enrico Balbo avaliou o RB20 para ver o que poderia ser usado como base para o RB21, bem como o que precisaria ser descartado.

A conclusão dos engenheiros foi que o conceito aerodinâmico precisava ser simplificado em termos de dinâmica interna do fluxo de ar.

Essencialmente, isso significa um ponto de partida para um conceito interno mais racional comparado ao RB20, pois também há vantagens no gerenciamento do fluxo de ar ao longo da carenagem.

O gerenciamento do fluxo quente de saída foi a raiz de uma operação estranha da aerodinâmica na traseira no ano passado.

O fluxo quente, assim como o novo design da carenagem do motor introduzido na Hungria, não permitiu a interação adequada entre a asa traseira e o difusor.

Além disso, vários recursos não puderam ser usados ​​devido à nova carenagem, pois isso impactou questões como orçamento e pesquisa aerodinâmica.

O conceito mais simples do RB21 é refletido visualmente apenas nos sidepods e no topo da carenagem do motor. No entanto, é muito funcional para uma investigação mais profunda da dinâmica do fluxo de ar.

Na prática, não se pode dizer que o carro será significativamente diferente em design, mas será mais preciso em termos de aerodinâmica básica. Isso está relacionado ao assoalho e às asas.

O gerenciamento da flexibilidade da parte dianteira também é um fator importante. É provável que a flexibilidade da asa retorne a uma abordagem menos extrema.

No geral, parece que a Red Bull removeu os elementos aerodinâmicos e dinâmicos que levaram o carro à crise.

Com a suspensão, a Red Bull continua usando pull rod na frente e push rod na traseira, com uma cinemática diferente e nova do último componente. Essencialmente, o carro está pronto para retornar ao básico sem truques especiais envolvidos.

 

LS - www.autoracing.com.br

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