Reunião sobre o V10 terminou cedo em “blá blá blá” – Horner
sábado, 12 de abril de 2025 às 10:25
Motor Ferrari V10 de 2004v10
As esperanças de um retorno dos motores V10 à Fórmula 1 foram frustradas após uma reunião no Bahrain.
Na sexta-feira, fabricantes de motores se reuniram com a F1 e a FIA no Hotel Ritz-Carlton em Manama para abordar especulações, impulsionadas em grande parte pela Red Bull, Ferrari e Cadillac, sobre o adiamento ou revisão do regulamento eletrificado de 2026.
Charles Leclerc, da Ferrari, expressou preocupações: “O que estamos vendo agora (para 2026) não é ótimo. Não apenas para as corridas, mas para tudo. Mesmo em termos de segurança, é bastante complicado em alguns casos”.
Max Verstappen, da Red Bull, compartilhou uma opinião semelhante. “Acho que todos — pelo menos a maioria — concordam que um V10 é legal e soa melhor”, disse ele.
“Quem discorda provavelmente é um pouco louco, mas também é preciso analisar a situação mundial. Também é preciso ouvir os fabricantes — o que eles querem. Eles queriam algo diferente e isso foi decidido há alguns anos”, prosseguiu.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, no entanto, resumiu a reunião sem rodeios ao jornal Blick: “Nada. A reunião estava marcada para três horas. Depois de 70 minutos, não tínhamos mais nada a dizer um ao outro. Não houve votação alguma. Então, muito blá blá blá”.
A Audi, que equipará a Sauber em 2026, comemorou a decisão. “A Audi continua totalmente comprometida em entrar na Fórmula 1 a partir de 2026, com a tecnologia de unidades de potência construída em torno de três pilares principais: motores altamente eficientes, eletrificação híbrida avançada e o uso de combustíveis sustentáveis”, declarou um porta-voz.
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