Renault: Som da Formula 1 não pode ser mudado em 2014
quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 10:18
Renault
Remi Taffin, chefe de operações de pista da Renault, afirmou que não há nada que as fabricantes de motores possam fazer para aumentar o barulho produzido pelos carros de Fórmula 1 desta temporada sem uma mudança no regulamento.
“Há dois grandes itens que causam isso”, disse ele. “Primeiramente, as rotações: nós passamos de 18 mil para algo como 12 mil neste ano”.
“É importante dizer que está baseado no regulamento, porque ele estabelece 15 mil como o máximo, mas a limitação do fluxo de combustível significa que o nosso máximo, seja Ferrari, Mercedes ou Renault, é 12 mil, e no fim de uma reta pode ser 10 ou 11 mil”.
“Isso faz uma diferença muito grande, porque era 18 mil no ano passado. Agora, quando você está nas arquibancadas, é algo como 10 mil”.
“O outro item é o turbo. Uma coisa é colocada no caminho dos gases de escape, o que é como se você colocasse um travesseiro no rosto de alguém. Funciona como um silenciador. Se você combinar esses dois, temos os resultados que estamos tendo”.
Taffin disse que o barulho dos motores poderia aumentar se eles tivessem uma rotação maior, mas isso é impossível com o regulamento que limita o fluxo de combustível a 100 kg/h.
“Se você quiser um som diferente, precisa aumentar a rotação, mas isso não faria sentido olhando o fluxo de combustível, porque ele teria de ser maior. Porém, sua eficiência seria reduzida”, acrescentou ele.
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