Renault pode parar de fornecer motores para a Fórmula 1

segunda-feira, 17 de junho de 2024 às 18:23

Alpine

O RacingNews publicou que apesar da Renault estar trabalhando para produzir um novo motor para 2026, a marca de automóveis francesa está considerando descontinuar o fornecimento de motores para a Alpine na Fórmula 1. Isso estaria resultando em negociações da Alpine com outros fornecedores.

A Renault está considerando se retirar como fornecedora de motores na Fórmula 1, de acordo com várias fontes.

Para garantir que a equipe de F1 ainda possa competir em 2026, quando o novo regulamento de motor entrar em vigor, negociações estão sendo realizadas com outros fornecedores.

Entende-se que a gigante francesa não quer prosseguir com o desenvolvimento do motor de 2026 porque os custos são muito altos. Se o projeto terminar nos próximos meses, a marca poderá economizar somas consideráveis de dinheiro.

Acredita-se que a mudança não afetará a equipe do departamento de motores, pois ela pode ser transferida para outros projetos de motores dentro do grupo Renault.

Uma solução interna ainda está sendo buscada em uma tentativa de manter o departamento de motores de F1 vivo.

A Alpine até agora não comentou nada sobre o assunto.

Fórmula 1 se arrepende de ter rejeitado a Andretti?

Para a Fórmula 1, seria uma perda se a Renault parasse de fornecer motores a partir de 2026.

Com as chegadas da Audi e da Red Bull Powertrains, o número de fornecedores devia se expandir para seis. Além da Renault, atualmente, há também Mercedes, Ferrari e Honda. Se a Renault sair, esse número pode ser reduzido para cinco, ou seja, metade das equipes em 2026 seriam clientes.

A F1 rejeitou a Andretti com a General Motors, e agora pode ficar com um fornecedor a menos do que o esperado, caso a Andretti não entre no grid.

Por enquanto, não há dúvidas sobre o futuro da Alpine na Fórmula 1. Caso a Renault decida descontinuar o projeto do motor, há candidatos prontos para entrar e fornecer a partir de 2026.

Dois dos principais candidatos são a Honda e a Audi, pois ambas fornecerão para apenas uma equipe em 2026. A Aston Martin será a equipe de fábrica da Honda, enquanto a Audi se tornará equipe de fábrica após assumir totalmente a Sauber.

O projeto da Audi, no entanto, será novo e é improvável que ela queira fornecer imediatamente para uma equipe cliente.

Ferrari e Red Bull Powertrains também são opções. No entanto, as chances de um acordo com a última são baixas. Assim como a Audi, o projeto será novo, com o fabricante fornecendo suas UPs para a Red Bull e a RB.

Com a “saída” da Sauber da F1, a Ferrari perderá uma equipe cliente, então ela pode ser uma candidata ideal para a Alpine, já que a gigante italiana indicou no passado que estaria disposta a trabalhar com três equipes. Os Vermelhos também fornecem para a Haas.

Com os fabricantes podendo vender motor para no máximo três equipes, a Mercedes também entraria na equação, já que em 2026 ela terá só dois clientes, pois perderá a Aston Martin.

Uma questão para o futuro é sob qual nome a equipe continuaria. A Alpine é uma divisão de carros esportivos da Renault, portanto não parece fazer muito sentido manter esse nome correndo com um motor de outra montadora.

AS - www.autoracing.com.br

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