Red Bull teme mais a Mercedes do que a Ferrari
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023 às 11:13
Red Bull e Mercedes
Helmut Marko acredita que a Red Bull deveria temer mais a Mercedes do que a Ferrari enquanto se prepara para defender seus campeonatos em 2023.
A Red Bull teve um final de 2022 dominante, com Max Verstappen conquistando seu segundo título consecutivo de pilotos e a equipe garantindo seu primeiro campeonato de construtores desde 2013 após vencer 17 das 22 corridas.
Verstappen e seu companheiro Sergio Perez venceram 10 dos últimos 11 GPs no ano passado. A única derrota da Red Bull nesse período foi no GP de São Paulo, onde George Russell levou a Mercedes à vitória.
Foi o único triunfo das flechas prateadas em 2022. A equipe teve grandes dificuldades com o novo regulamento técnico e passou a primeira parte da temporada fora da disputa contra Red Bull e Ferrari.
Com a Mercedes entendendo melhor suas dificuldades com o W13 ao longo do ano, Russell e seu companheiro Lewis Hamilton começaram a aparecer mais na frente do pelotão.
Apesar da recuperação da Mercedes não ter sido suficiente para bater a Ferrari na luta pelo segundo lugar nos construtores, Marko considera a equipe a maior ameaça para a Red Bull na nova temporada.
“Eu diria que nós devemos temer mais a Mercedes”, declarou ele. “Principalmente porque eles têm uma vantagem sobre a Ferrari em termos de estratégia e confiabilidade”.
Marko não acha que o sucesso da Red Bull em 2022 poderia marcar o começo de um período de domínio similar ao da Mercedes quando as unidades de potência foram introduzidas em 2014.
“Nossa situação certamente não é como a da Mercedes no início da era híbrida”, disse o austríaco.
“Nós não temos uma vantagem imensa com o motor no momento, então é muito diferente. A Mercedes tinha uma margem de pelo menos 50hp sobre todos os outros naquela época”.
“E não devemos esquecer: 2022 foi o primeiro ano do novo regulamento. As outras equipes obviamente viram o que nós fizemos com o carro. Portanto, eu creio que será bem mais acirrado nesta temporada”.
ferrari, formula 1, helmut marko, mercedes, red bull, rivais, temporada 2023
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.