Red Bull sem soluções imediatas
quarta-feira, 28 de agosto de 2024 às 19:26
Max Verstappen, Helmut Marko e Christian Horner
O GP da Holanda foi a confirmação final do que a Red Bull sabia há vários meses: eles não são mais a equipe mais rápida. Ainda assim, a extensão da vitória de Lando Norris no último fim de semana foi um golpe significativo para os atuais campeões.
Enquanto a McLaren prepara atualizações adicionais, a Red Bull está lutando para encontrar soluções. Pelo menos por enquanto, não há soluções imediatas para o RB20.
Red Bull provavelmente não trará atualizações em breve
Verstappen está trabalhando com ferramentas limitadas. Para se ter uma ideia de quanto as coisas mudaram nesta temporada, ele colocou 22 segundos de vantagem em seu próprio companheiro de equipe na primeira corrida de 2024 vencendo no Bahrain. A outra equipe mais próxima foi a Ferrari de Carlos Sainz em P3, que chegou 24 segundos atrás.
No último domingo foi Verstappen quem tomou 22 segundos da McLaren de Lando Norris. Uma diferença brutal.
A equipe de Zak Brown tem sido confortavelmente mais rápida do que a Red Bull há algum tempo.
No entanto, embora Verstappen possa estar satisfeito com seus esforços, a situação em ambos os campeonatos está se tornando uma preocupação.
Norris e McLaren estão rapidamente diminuindo a diferença, com a tendência atual sugerindo que eles podem obter vitórias em seus melhores circuitos com relativa facilidade.
Para piorar as coisas para a Red Bull, seu desenvolvimento futuro parece precário.
Verstappen usou uma especificação mais antiga do RB20 em Zandvoort, permitindo que a equipe comparasse os dados diretamente com o carro de Sergio Perez, que tinha os componentes novos.
Esta decisão foi parcialmente influenciada pelo fracasso das atualizações da Red Bull na Hungria, que não geraram os resultados necessários.
Embora Christian Horner insista que correções estão sendo desenvolvidas, esse tipo de trabalho de comparação geralmente indica uma equipe que não tem certeza sobre o caminho a seguir.
Preocupações com os rumos do RB20
Felizmente para a Red Bull, a temporada de 2026 está a dezoito meses de distância. Isso significa que a maioria das equipes parará de desenvolver seus carros de 2025 no início do ano que vem, concentrando-se no novo regulamento.
Para uma equipe que está ficando sem ideias com a atual geração de carros de F1, essa transição pode não vir rápido o suficiente.
As mudanças de regulamentação que estão chegando podem aliviar o custo do teto de desenvolvimento, que parece ter ficado limitado no RB20.
Dito isso, os rivais da Red Bull ainda estão progredindo.
A McLaren é o exemplo mais óbvio, já que é uma equipe cujas atualizações tem sido extremamente eficazes e continua trazendo inovações.
A Ferrari também é uma ameaça, com as atualizações do “tudo ou nada” para Monza deste fim de semana destinadas a corrigir os problemas do SF-24 no meio da temporada.
Se o último pacote de Maranello for bem-sucedido, há motivos para esperar um ressurgimento da Ferrari no final da temporada. Caso contrário, os Vermelhos podem ficar sendo a quarta força até o final do ano.
A Scuderia, mesmo com as limitações do pacote existente, ainda mostrou um ritmo sólido no último fim de semana.
A Mercedes também não pode ser descartada, já que a trajetória do W15 tem sido muito ascendente em 2024, apesar que não se pode dizer que todos os seus problemas foram resolvidos.
O GP da Holanda foi um lembrete de que a Mercedes ainda é suscetível a oscilações no desempenho quando as condições da pista mudam.
Ainda assim, a equipe de Toto Wolff conquistou três vitórias desde a última vez que a Red Bull venceu uma corrida.
Eles são, sem dúvida, uma ameaça, não apenas para esta temporada, mas também para 2025.
Em suma, a Red Bull está perdendo a corrida de desenvolvimento para suas rivais.
A rápida progressão dos rivais os pegou de surpresa, aumentando a pressão sobre seus engenheiros para encontrar soluções desde o GP de Miami, o sexto GP do ano disputado no início de maio. Coincidentemente “a primeira corrida depois que Adrian Newey tinha parado de pôr suas mãos no carro”, de acordo com o Mate.
formula 1, noticias f1, noticias Max Verstappen, noticias red bull f1, red bull racing, Red Bull RB20, Red Bull soluções
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.