Red Bull sem solução mágica para os problemas que começaram no GP de Miami
segunda-feira, 19 de agosto de 2024 às 19:42
Max Verstappen, Helmut Marko e Christian Horner
A equipe Red Bull entrou nas férias de verão da F1 com muitas perguntas e assustadoramente poucas respostas.
Helmut Marko disse que a Red Bull não está antecipando uma “solução definitiva” para seus problemas quando os carros entrarem na pista em Zandvoort neste fim de semana. Esta é uma notícia frustrante para Max Verstappen, que obviamente quer vencer em casa de novo.
Os atuais campeões desabaram em Miami após um início dominante de temporada, e eles vão para a primeira corrida após as férias de verão sem uma vitória nas últimas quatro corridas.
Já há uma forte teoria no paddock da F1 que a Red Bull estava usando assimetria nos freios traseiros do RB20 através de uma válvula em T que é acionada com as forças distintas aplicadas nos lados do carro durante uma curva. Isso ajuda muito o carro nas freadas, contornos e principalmente nas saídas de curva, além de facilitar bastante o gerenciamento de pneus para o piloto.
Entenda porque isso é proibido aqui. Duas equipes desconfiaram disso e avisaram a FIA, que teria descoberto e mandado a Red Bull tirar o sistema antes do GP de Miami e depois reescrever a regra no artigo 11.1.2 que trata do “Sistema de freio”.
Veja no desenho de Craig Scarborough o que essa válvula pode fazer numa curva à esquerda, por exemplo:

Válvula T que torna os freios assimétricos
Além disso, as dificuldades de Sergio Perez deixaram a McLaren agora apenas 42 pontos atrás na luta pelo título do título de construtores.
Lamentavelmente para Verstappen e a Red Bull, uma solução rápida não parece provável. “Durante as férias de verão, nada acontece por duas semanas, o que significa que nenhum trabalho pode ser feito no carro”, escreveu Marko em sua coluna na Speedweek.
“Temos que resolver nossos problemas e descobrir onde está o problema porque não temos mais equilíbrio no carro se você comparar a situação atual com as primeiras corridas. Mas é difícil estimar o quão rápido isso vai acontecer.”
“Não acho que a grande solução virá em Zandvoort. Estamos fazendo reuniões intensivas e temos várias ideias. Mas ainda não posso dizer o que implementaremos e como. Uma coisa é clara: a classificação em Zandvoort será crucial porque ultrapassar beira o impossível lá.”
“E Max pode muito bem conseguir uma boa classificação porque ele tem ido muito bem lá desde que Zandvoort voltou ao calendário. Fomos os mais rápidos na Áustria e também em Spa. Na Hungria, estávamos apenas alguns centésimos de segundo atrás.”
Esta notícia será particularmente preocupante para Christian Horner, que está fazendo tudo o que pode para manter o piloto estrela Verstappen feliz em meio à pior fase da equipe da era do efeito solo.
O holandês subiu ao pódio apenas uma vez nas últimas quatro corridas e está sob pressão de Lando Norris enquanto tenta conquistar seu quarto título seguido
Verstappen estava extremamente “animado” no rádio da equipe na Hungria, já que a Red Bull não conseguiu conter os dois pilotos da McLaren, mirando na estratégia de sua equipe no rádio com seu engenheiro Gianpiero Lambiase.
O piloto de 26 anos foi um pouco mais reservado na Bélgica depois de perder 10 posições no grid, mas ainda assim deixou suas frustrações claras após a corrida, rotulando as atualizações de sua equipe como “não boas o suficiente” antes de pedir para a Red Bull “acordar”.
Horner pode esperar comentários mais agitados de Verstappen se seus problemas continuarem no GP da Holanda.
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