Red Bull questiona vazamento da informação sobre o teto
quarta-feira, 9 de novembro de 2022 às 9:30
Helmut Marko
Helmut Marko questionou como a informação sobre a violação do teto orçamentário da Red Bull veio à tona antes da confirmação oficial da FIA.
As especulações a respeito da infração financeira da equipe começaram antes do GP de Cingapura, mas o veredicto da FIA só foi dado durante o fim de semana seguinte no Japão.
Falando sobre o drama, Marko reclamou da “política” envolvida e acredita que uma punição “draconiana” foi aplicada devido à pressão das equipes rivais.
“Como o teto orçamentário foi aplicado pela primeira vez, esta punição draconiana foi imposta aqui, é claro que sob pressão das outras equipes”, disse Marko à RTL.
“No fim das contas, uma informação que nós não tínhamos, que na verdade só uma equipe tinha, foi divulgada antecipadamente. Claro, há muita política envolvida”.
Marko sugeriu que a Mercedes ficou sabendo da violação antes da confirmação oficial e fez alusão a Shaila-Ann Rao, ex-consultora legal da Mercedes que se transferiu para um cargo na FIA.
“É estranho: uma funcionária da Mercedes foi para a FIA, trabalhou nesses documentos do teto orçamentário na Mercedes e então foi responsável por checá-los na FIA”, acrescentou ele.
“Em nossa opinião, certamente há uma violação de conformidade ou pelo menos uma indicação de violações de conformidade. A coisa toda não deixa uma boa impressão”.
Marko acredita que o regulamento do teto orçamentário ficará mais rigoroso, e a Red Bull está se preparando para o futuro.
“Eu estou convencido de que isso se tornará bem mais claro nos próximos anos”, comentou ele. “Nós estamos contratando mais contadores para ter a segurança necessária aqui”.
helmut marko, mercedes, red bull, teto orçamentário, vazamento, violação
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.