Red Bull planeja construir novo túnel de vento
terça-feira, 3 de maio de 2022 às 10:59
Red Bull Racing
A Red Bull revelou ambições de construir um novo túnel de vento, apesar da possibilidade de eles serem banidos na Fórmula 1 a partir de 2030.
Entende-se que o novo túnel de vento ficaria situado na sede da Red Bull em Milton Keynes, ao contrário do atual, localizado em Bedford.
“Nós estamos na fase onde o plano ainda tem de ser aprovado”, declarou Helmut Marko, consultor da Red Bull, à Auto Motor und Sport.
Se a Red Bull prosseguir com os planos, ela seguirá os passos de Aston Martin e McLaren, que estão investindo em túneis de vento e outras infraestruturas associadas – incluindo uma nova fábrica, no caso da Aston Martin.
De acordo com Adrian Newey, chefe técnico da Red Bull, as viagens e a logística não são o único problema do atual túnel de vento da equipe.
“Nós demoramos demais para chegar à velocidade do vento desejada, e isso consome um tempo consideravelmente relevante do que nós temos direito no túnel de vento”, disse Newey à Auto Motor und Sport.
O projetista acrescentou que, se dependesse dele, a Red Bull não precisaria construir outro túnel de vento.
“Eu limitaria tudo à fluidodinâmica computacional”, afirmou Newey, referindo-se a um campo da matemática avançada e simulação de computador usado para modelar como as leis da física afetam a performance de um carro.
O desejo de Newey de abolir o uso do túnel de vento aparentemente conta com o apoio da maioria dos chefes de equipe, com oito dos 10 sendo favoráveis à proposta em uma reunião da Comissão da F1 no final de 2020.
Visando aumentar a sustentabilidade da categoria, também acredita-se que a própria F1 está pensando em proibir os túneis de vento até 2030, já que a vasta quantidade de energia que eles usam gera contas anuais superiores a £1 milhão.
adrian newey, construção, helmut marko, plano, red bull, túnel de vento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.