Red Bull não vai sentir a punição, diz ex-piloto
quarta-feira, 9 de novembro de 2022 às 9:24
Giedo van der Garde
Giedo van der Garde, ex-piloto de Fórmula 1, acredita que a punição por violar o teto orçamentário em 2021 não vai prejudicar demais a Red Bull.
A FIA confirmou em outubro que o caso foi resolvido com um Acordo de Violação Aceito (ABA), com a penalização da equipe sendo uma multa de $7 milhões e 10% a menos de tempo no túnel de vento.
Christian Horner, chefe da Red Bull, alegou que isso lhes custará “até meio segundo por volta”, mas alguns no paddock – incluindo Laurent Mekies, da Ferrari – argumentaram que a punição foi branda demais.
Em uma entrevista ao racingnews365.com, van der Garde concordou com aqueles que estão questionando se a sanção terá algum efeito para a Red Bull.
“Eu não creio que é tão ruim, a Red Bull vai sentir muito pouco daquilo”, declarou o holandês.
Explicando sua opinião, van der Garde sugeriu que o fato da equipe já ter um ótimo carro significa uma base melhor para trabalhar.
“Claro, é uma punição e você pode olhar os dois lados da história, mas eu acredito que não é tão ruim”, acrescentou ele.
“Na verdade, você só perde 7% do tempo no túnel de vento e simulações. Todos na F1 dirão que é uma quantia ridícula, mas por outro lado, com o carro atual bem desenvolvido, a base já é tão forte que não vai importar demais”.
“A base é tão boa que eles não sentirão muito isso no próximo ano. É claro, talvez eles tenham de ajustar alguma coisa aqui e ali, mas mesmo assim esses ajustes não serão enormes”.
Giedo van der Garde, opinião, punição, red bull, teto orçamentário, violação
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.