Red Bull mostra à FIA como funciona seu dispositivo

sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 16:45

Inspeção na Red Bull

A FIA fez uma inspeção minuciosa na Red Bull para ver como funciona o seu tão discutido dispositivo de altura do carro.

À vista das câmeras da Sky Sports F1 após a única sessão de treinos para o Grande Prêmio dos Estados Unidos no Circuito das Américas em Austin, dois verificadores da FIA fizeram uma visita guiada por Ole Schack, mecânico de Max Verstappen.

Schack abriu um painel na parte superior do bico do RB20 e então começou a usar uma longa chave de fenda magnética, fazendo curvas, aparentemente para ajustar a altura do percurso.

O dispositivo ganhou destaque antes da corrida deste fim de semana, já que a altura do solo é crucial para o desempenho de um carro. Quanto mais baixo for na classificação, maior será o downforce e, assim, ganha-se um tempo de volta vital.

Para um Grande Prêmio, quando um carro é mais pesado devido a um tanque de combustível cheio, o carro precisa ser mais alto para proporcionar distância ao solo. Fazer alterações na altura de um carro em condições de parque fechado é estritamente contra os regulamentos.

A Red Bull insistiu que nunca violou as regras, no entanto, seria quase impossível para a FIA provar que isso aconteceu. Depois que o dispositivo veio à tona em documentos de código aberto após o Grande Prêmio de Singapura e após reclamações dos rivais da Red Bull, a FIA agiu rapidamente.

Decidiu reforçar os seus procedimentos em condições de parque fechado para evitar possíveis alterações. No caso da Red Bull, também decidiu aplicar selos ao sistema. Isso aconteceu durante a fiscalização diante das câmeras.

O eficaz “mostre e conte” da Red Bull parecia ser uma manobra projetada para provar que não tem nada a esconder, e não houve nenhuma trapaça desagradável na que agora está provando ser uma fascinante batalha pelo título de F1.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.