Red Bull já pagou parte de sua punição
sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 às 12:39
Max Verstappen e Sergio Perez
A Red Bull recebeu uma punição por violar o limite de orçamento de 2021, mas a equipe já cumpriu parte dessa punição antes do início da temporada de 2023.
Em outubro de 2022 os Touros foram punidos e tiveram que pagar uma multa de US$ 7 milhões e perder 10% de seu tempo de desenvolvimento aerodinâmico por violar os regulamentos financeiros.
Na sequência, Christian Horner sugeriu que a punição poderia custar à Red Bull até “meio segundo” no tempo da volta, enquanto Max Verstappen previu que iria “doer”, mas expressou sua confiança de que a equipe poderia se recuperar.
Agora, o Racing News publicou que, enquanto a temporada 2023 da F1 ainda não começou, a Red Bull já pagou parte de sua punição.
Touros já pagaram quase 25% da punição
Em outubro, a Red Bull fechou um acordo com a FIA – conhecido como Acordo de Violação Aceito (ABA) – depois de ter violado o limite de orçamento em 2021.
A penalidade resultante consistia em três áreas:
– A Red Bull devia pagar uma multa de US$ 7 milhões à FIA em até 30 dias após a ABA.
– A equipe receberia uma penalidade esportiva ‘menor’, consistindo em uma redução de 10% no tempo do túnel de vento e CFD nos próximos 12 meses.
– A Red Bull devia pagar os custos incorridos pela Cost Cap Administration neste caso.
Dado que o acordo foi oficializado em outubro, isso significa que parte da punição já foi cumprida, com a multa de USD 7 milhões já tendo sido paga. Isso também não se enquadra no limite do orçamento.
A segunda parte da punição referente ao tempo de desenvolvimento aerodinâmico, que também teria entrado em vigor em outubro, o que significa que a Red Bull já completou três dos primeiros 12 meses da punição.
Esta punição será totalmente resgatada em 26 de outubro de 2023, após o que a equipe poderá testar em plena capacidade novamente, sempre considerando que mesmo sema punição, a equipe já teria menos tempo de túnel de vento e CFD -por ter sido a campeã de 2022 – do que todas as outras equipes do grid.
37% a menos de túnel de vento e CFD
Os Touros já teriam 70% do total de horas e simulações no túnel de vento e CFD, com o restante da punição esportiva os colocando em cerca de 63% nos próximos nove meses.
Embora a Red Bull possa sentir os efeitos da punição após este período devido à lacuna de desenvolvimento, eles terão cumprido metade da penalidade até a quinta corrida da temporada.
Abaixo está um detalhamento de como a posição de cada equipe no campeonato afeta o túnel de vento e o tempo de simulação em CFD.
Posição no campeonato | Porcentagem de túnel de vento e CFD |
1 | 70 |
2 | 75 |
3 | 80 |
4 | 85 |
5 | 90 |
6 | 95 |
7 | 100 |
8 | 105 |
9 | 110 |
10 e equipes novas | 115 |
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