Red Bull já pagou parte de sua punição

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023 às 12:39

Max Verstappen e Sergio Perez

A Red Bull recebeu uma punição por violar o limite de orçamento de 2021, mas a equipe já cumpriu parte dessa punição antes do início da temporada de 2023.

Em outubro de 2022 os Touros foram punidos e tiveram que pagar uma multa de US$ 7 milhões e perder 10% de seu tempo de desenvolvimento aerodinâmico por violar os regulamentos financeiros.

Na sequência, Christian Horner sugeriu que a punição poderia custar à Red Bull até “meio segundo” no tempo da volta, enquanto Max Verstappen previu que iria “doer”, mas expressou sua confiança de que a equipe poderia se recuperar.

Agora, o Racing News publicou que, enquanto a temporada 2023 da F1 ainda não começou, a Red Bull já pagou parte de sua punição.

Touros já pagaram quase 25% da punição

Em outubro, a Red Bull fechou um acordo com a FIA – conhecido como Acordo de Violação Aceito (ABA) – depois de ter violado o limite de orçamento em 2021.

A penalidade resultante consistia em três áreas:

A Red Bull devia pagar uma multa de US$ 7 milhões à FIA em até 30 dias após a ABA.
A equipe receberia uma penalidade esportiva ‘menor’, consistindo em uma redução de 10% no tempo do túnel de vento e CFD nos próximos 12 meses.
A Red Bull devia pagar os custos incorridos pela Cost Cap Administration neste caso.

Dado que o acordo foi oficializado em outubro, isso significa que parte da punição já foi cumprida, com a multa de USD 7 milhões já tendo sido paga. Isso também não se enquadra no limite do orçamento.

A segunda parte da punição referente ao tempo de desenvolvimento aerodinâmico, que também teria entrado em vigor em outubro, o que significa que a Red Bull já completou três dos primeiros 12 meses da punição.

Esta punição será totalmente resgatada em 26 de outubro de 2023, após o que a equipe poderá testar em plena capacidade novamente, sempre considerando que mesmo sema punição, a equipe já teria menos tempo de túnel de vento e CFD -por ter sido a campeã de 2022 – do que todas as outras equipes do grid.

37% a menos de túnel de vento e CFD

Os Touros já teriam 70% do total de horas e simulações no túnel de vento e CFD, com o restante da punição esportiva os colocando em cerca de 63% nos próximos nove meses.

Embora a Red Bull possa sentir os efeitos da punição após este período devido à lacuna de desenvolvimento, eles terão cumprido metade da penalidade até a quinta corrida da temporada.

Abaixo está um detalhamento de como a posição de cada equipe no campeonato afeta o túnel de vento e o tempo de simulação em CFD.

Posição no campeonato Porcentagem de túnel de vento e CFD
1 70
2 75
3 80
4 85
5 90
6 95
7 100
8 105
9 110
10 e equipes novas 115

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