Red Bull Ford será “estreante parcial” em 2026
sábado, 11 de fevereiro de 2023 às 10:05
Red Bull-Ford
De acordo com o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, a Red Bull Ford não receberia o status de estreante da FIA depois que a Ferrari se opôs. O site Motorsport.com contradiz esse relato, no entanto, e afirma que a Red Bull obtém o status de estreante parcial para 2026.
Os regulamentos estabelecem que, para determinar se um fornecedor de motores é reconhecido como novo participante, a FIA divide o fabricante em três categorias: 40% para infraestrutura, 50% para motor de combustão interna e 10% para motor elétrico.
A Red Bull atende aos requisitos de infraestrutura e motor de combustão. A equipe austríaca começou a construir uma fábrica completamente nova em Milton Keynes com seu projeto Powertrains e, a partir de 2026, a equipe guiará com unidades de potência nas quais o motor de combustão é totalmente autodesenvolvido. De fato, a Red Bull Powertrains se concentrará inteiramente nisso, enquanto a Ford será mais responsável pela parte elétrica do motor.
No terceiro ponto, a FIA leva em consideração a experiência anterior da fabricante de motores com sistemas ERS na Fórmula 1 e sua possível posse de importante propriedade intelectual recente. A Red Bull atualmente monta baterias para o motor Honda e, portanto, considera-se que a atual campeã mundial tenha algum conhecimento prévio da tecnologia.
Por esse motivo, a Red Bull Ford receberá apenas o status de estreante parcial na Fórmula 1, de acordo com o site mencionado. Com isso, ela receberá 90% dos benefícios financeiros. Como a Red Bull não teria recebido o status de estreante total, ela está perdendo cerca de 1,5 milhão de euros que, de outra forma, poderia ter sido colocado em desenvolvimento.
elétrico, f1, ferrari f1, ford f1, formula 1, honda f1, motor, Powertrains, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.