Red Bull explica evolução do carro do ano passado para o atual
sexta-feira, 11 de agosto de 2023 às 14:25
Red Bull
O carro da Red Bull Racing nesta temporada tem sido dominante. O RB19 venceu as 12 primeiras corridas da temporada (esmagadoramente), o que é inclusive um recorde da Fórmula 1.
Pierre Waché, diretor técnico da Red Bull, explica quais pontos do bólido dominante foram particularmente abordados em comparação com o RB18 e qual é uma das chaves para seu desempenho de sucesso.
A equipe austríaca ainda não perdeu uma corrida em 2023 e só não conseguiu vencer a classificação duas vezes (no Azerbaijão e na Hungria). Em Spa-Francorchamps, embora Charles Leclerc tenha largado da pole position, Max Verstappen foi o mais rápido e teve que largar de P6 devido a uma penalidade no grid.
O RB18 e o RB19 têm alguns pontos fortes semelhantes, como velocidade máxima impressionante e excelente gerenciamento de pneus. Ainda assim, havia algo que a equipe queria ajustar para a batalha desta temporada. “Nosso objetivo para esta temporada era melhorar a eficiência na frenagem”, disse Waché ao jornal L’Équipe.
Claro, a equipe de Verstappen e Sergio Perez não olhou apenas para os freios. “Também aumentamos a rigidez de nossas suspensões. É a chave para o funcionamento do efeito solo. Então, trabalhamos nas articulações das hastes e também na rigidez das molas que devem reagir quando o carro freia”, afirmou.
“Tudo isso tem que ser feito em conjunto com o conceito aerodinâmico: essa suspensão não deve interferir no fluxo, mas sim ajudá-lo a funcionar melhor. Uma suspensão só é eficaz se ela se encaixar em um conceito”, concluiu ele.
2023, carro, diretor técnico, f1, formula 1, max verstappen, noticias formula 1 red bull, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.