“Red Bull e Ferrari querem os V10, Honda e Audi não”
quarta-feira, 19 de março de 2025 às 15:30
Red Bull
A reintrodução dos motores V10 parecia outra promessa vazia do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, no entanto, a revista alemã Auto, Motor und Sport acredita que a federação está de fato analisando se seria possível fazer isso acontecer. Essas unidades de potência retornariam a partir da temporada de 2030 usando combustível renovável, substituindo os motores híbridos V6 atuais.
Em breve, haverá novas regras de motor na Fórmula 1, à medida que os novos regulamentos técnicos entrarem em vigor. Dada sua complexidade, muitos temem que uma fabricante acabe dominando a competição e, além disso, dado seu custo, ainda não se sabe se todos serão capazes de construir algo competitivo.
De acordo com a Auto, Motor und Sport, um grupo já foi formado para avaliar as possibilidades da troca mencionada. Também é relatado que metade das equipes apoiaria essa ideia. “As fabricantes com mais pressão são aquelas que sabem que estão atrasadas no motor de 2026”, afirmam os alemães. Entre elas, Red Bull e Ferrari.
Por outro lado, Audi e Honda não veriam tal mudança acontecendo. Para começar, os alemães nunca teriam entrado na competição se os motores híbridos não fossem usados. A Honda também decidiu permanecer por causa dos componentes elétricos. Se isso desaparecer, a saída da marca japonesa também não pode ser descartada.
Uma equipe que começará a desenvolver seus próprios motores para a temporada de 2026, a Cadillac, no entanto, ficaria feliz em ter V10s a bordo. Dizem que os americanos ouviram sobre tais planos do presidente da FIA, o que também ajudou em seus planos de entrar.
Com essa mudança, eles também teriam uma grande vantagem, porque como uma nova fabricante, eles seriam capazes de começar a construir suas unidades de potência mais cedo.
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