Red Bull culpa túnel de vento por erros de correlação
quinta-feira, 3 de abril de 2025 às 10:00
Red Bull
Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, revelou que a equipe está tendo dificuldades para encontrar a causa dos erros de correlação devido ao seu túnel de vento “relíquia”.
A Red Bull está construindo um novo túnel de vento de última geração que deve entrar em operação no próximo ano, mas por enquanto precisa continuar com suas atuais instalações.
A equipe tem lutado para encontrar correlação entre o túnel de vento, o simulador e a pista, uma questão que Marko revelou que ainda não foi compreendida.
“Nosso túnel de vento atual é uma relíquia da década de 40 e foi construído pelo exército”, disse o austríaco ao Kleine Zeitung.
“Embora tenha sido modificado várias vezes, ainda tem a desvantagem de ser longo demais e ter tubos de concreto visíveis. Quando está frio ou quente do lado de fora, é difícil atingir as temperaturas necessárias”.
“O novo túnel de vento está em construção e deve ficar pronto em 2026. Os erros de correlação que mencionei foram às vezes muito irritantes no ano passado e temos trabalhado neles. Porém, não sabemos exatamente onde está o erro.”
A Red Bull está em terceiro lugar no campeonato de construtores após as duas primeiras etapas, mas já 32 pontos atrás da McLaren.
A equipe de Woking teve um início excepcional na defesa do título, com Marko reconhecendo a força dos rivais.
“Eles estão se saindo como nós em 2023, com um carro que funciona em todas as condições, em qualquer clima e qualquer pista”, insistiu ele.
“Na China, eles demonstraram um pouco de fraqueza pela primeira vez, principalmente Lando Norris. Mas a McLaren atualmente é a favorita, com dois bons pilotos e um carro forte”.
erros de correlação, f1, formula 1, helmut marko, noticias f1, red bull, túnel de vento
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.