Red Bull confirma Tsunoda no lugar de Lawson

quinta-feira, 27 de março de 2025 às 8:17

Liam Lawson e Yuki Tsunoda

A Red Bull tomou a decisão brutal de dispensar Liam Lawson depois de apenas dois GPs e dar a Yuki Tsunoda a chance que ele tanto desejava.

Com efeito imediato a partir do GP do Japão, Tsunoda será companheiro de Max Verstappen na Red Bull. Lawson retorna à Racing Bulls, equipe pela qual ele disputou algumas corridas em 2023 e no ano passado.

Uma declaração da Red Bull afirmou: “Após um difícil período de abertura de temporada para Liam Lawson, foi decidido que, a partir do GP do Japão de 2025, Yuki Tsunoda pilotará pela Red Bull Racing e Liam pela Racing Bulls”.

“A Red Bull está na posição única de ter quatro assentos no grid da Fórmula 1. Por isso, a equipe decidiu fazer um rodízio de pilotos, que verá Yuki como companheiro do atual tetracampeão mundial Max Verstappen”.

Christian Horner e Helmut Marko se encontraram com o proprietário majoritário da Red Bull, Chalerm Yoovidhya, e outros acionistas importantes em Dubai na terça-feira para discutir a situação da equipe, resultando na dura decisão.

Lawson se classificou em 18º e bateu na abertura da temporada na Austrália. O que aconteceu uma semana depois na China foi um desastre duplo, pois ele foi o mais lento nas duas classificações para a corrida curta e o GP.

A péssima performance de Lawson foi um chute nos dentes de Horner e Marko, que sentiram que o potencial do neozelandês era maior que o de Tsunoda após analisar os dados das últimas seis etapas da temporada passada, quando eles eram companheiros de equipe na RB.

Entretanto, Lawson não conseguiu marcar nenhum ponto nas duas primeiras provas de 2025, enquanto Verstappen tem 36 e ocupa a segunda posição no campeonato de pilotos.

No fim de semana do GP da China, Horner e Marko se recusaram a descartar a possibilidade de uma troca de pilotos, embora Lawson tenha experiência no circuito de Suzuka depois de competir na Super Fórmula, assim como no Bahrain após os testes de pré-temporada.

Contudo, em nome de suas esperanças no campeonato de construtores, a Red Bull decidiu recorrer à Tsunoda após quatro anos na equipe júnior. Lawson agora será companheiro do novato Isack Hadjar na Racing Bulls.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.