Red Bull assume que tinha dispositivo ilegal em seu carro
quinta-feira, 17 de outubro de 2024 às 17:09
Red Bull em Singapura 2024
A Red Bull assumiu que tinha um dispositivo que podia alterar a altura de seu carro e confirmou que fez mudanças como resultado de “conversa” com a FIA.
Os adversários alertaram a FIA sobre um dispositivo no cockpit da Red Bull que eles acreditavam que poderia ser usado para ajustar a altura da parte frontal do assoalho do carro.
Tal dispositivo pode ser usado para fazer mudanças na configuração do carro entre a classificação e as corridas, o que é expressamente proibido pelo regulamento.
Um porta-voz da Red Bull disse à BBC Sport: “Sim, o dispositivo existe, embora seja inacessível quando o carro estiver totalmente montado e pronto para correr.”
“Nas inúmeras correspondências que temos com a FIA, essa parte surgiu e concordamos com um plano para o futuro.”
As equipes de F1 são proibidas de fazer alterações na configuração de seus carros, além do ângulo da asa dianteira, desde o início da classificação, sob o que é conhecido como parque fechado.
A parte em questão que poderia ser ajustada era o chamado ‘bib’ ou ‘tea-tray’, que é a frente do assoalho no meio do carro.
A FIA disse em comunicado: “Como parte disso, implementamos ajustes de procedimento para garantir que a folga do bib frontal não possa ser facilmente modificada, inclusive com a aplicação de um lacre.”
Lando Norris, da McLaren, que está desafiando Max Verstappen, da Red Bull, pelo campeonato de pilotos, disse: “Uma coisa é tê-lo em seu carro e outra é o quanto você o explora e usa, o que não temos ideia.”
“Se eles o têm usado da maneira que as pessoas pensam que têm, talvez isso mude as coisas, mas eles não conseguiram várias poles e vitórias apenas por tal dispositivo. Não acho que isso mudará nada. Mas quando você vê as poles decididas por milésimos, você pode dizer que talvez isso mude alguma coisa.”
Fontes próximas à situação dizem que a FIA foi informada sobre o dispositivo na Red Bull durante o fim de semana do GP de Singapura no mês passado.
Os adversários viram sua existência no que são conhecidos como documentos de componentes de código aberto que as equipes têm que fornecer à FIA sobre o desenho de seus carros.
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