Rally Dakar 2017 – 4ª etapa Carros: Despres vence e é o novo líder
quinta-feira, 5 de janeiro de 2017 às 17:43
Cyril Despres / David Castera
A dupla dos franceses Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008 DKR) venceu a 4ª etapa do Rally Dakar 2017 na categoria Carros, disputada nesta quinta-feira, dia 05/01, entre as cidades de San Salvador de Jujuy, na Argentina, para então cruzar a fronteira com a Bolívia e chegar a Tupiza. A segunda colocação ficou com a dupla do finlandês Mikko Hirvonen e o francês Michel Perin (MINI John Cooper Works Rally). A terceira posição da etapa ficou com a dupla Nani Roma / Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8).
Com o resultado houve uma reviravolta na prova. Com sua primeira vitória de etapa sobre quatro rodas, Despres, que é pentacampeão do Dakar na categoria motos, assumiu a liderança da prova. O francês fez uma etapa limpa, e teve a navegação perfeita de Castera, que também já competiu nas motos e até 2015 era o responsável pelo percurso do rally.
Num dia que muitos tiveram problemas, Hirvonen também saiu ileso, contando com a boa navegação do experiente Perin e mostrando que a terceira colocação em 2016 rendeu frutos, além de comprovar a eficiência do novo Mini. A segunda colocação na etapa lhe coloca em terceiro na classificação acumulada.
A organização havia alertado para uma etapa dura, mas mesmo antes da largada para percurso de 521 km no total com uma especial de 416 km, as notícias ruins já começavam. A dupla formada pelo catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel (Toyota Hilux V8) não largou, abandonando a prova devido aos sérios danos que o carro sofreu na etapa anterior. Mesmo com todo trabalho da equipe de assistência, as condições de segurança não seriam atendidas.
Era só o começo de um longo dia com muitos problemas. A primeira dupla a perder tempo com uma parada foi dos franceses Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR), defensores do título e vencedores da etapa anterior. Logo em seguida foi a vez de seus companheiros de equipe e líderes da prova, a dupla do francês Sébastien Loeb e o monegasco Daniel Elena. A luz vermelha acendeu na equipe francesa já que a dupla dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz havia perdido mais de 10 minutos com apenas 50 km de prova.
Enquanto o trio que liderava o rally até a largada da 4ª etapa se deparava com problemas, Despres defendia a honra da Peugeot, duelando corpo a corpo com Roma. Eles se alternavam com o melhor tempo na especial. Aos poucos Roma foi perdendo terreno, vendo a aproximação de Sainz, e Peterhansel tentava diminuir o prejuízo. Mas ainda havia espaço no final do dia para mais problemas.
Sainz encalhou numa erosão e perdeu o precioso tempo recuperado, despencando na classificação. A dupla do árabe Yazeed Al-Rajhi com o alemão Timo Gottschalk (MINI John Cooper Works Rally), sexta colocada até o início da especial, abandonava a prova.
Numa prova de recuperação Peterhansel conquistou a quarta colocação na etapa e conseguiu se manter na vice-liderança da classificação acumulada após quatro etapas. Já Loeb perdeu 22 minutos e despencou da liderança para a quarta posição.
Classificação da 4ª etapa (extraoficial):
1 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008 DKR): 04:22:05
2 – Mikko Hirvonen / Michel Perin (MINI John Cooper Works Rally): + 00:10:51
3 – Nani Roma / Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8): + 00:12:51
4 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR): + 00:15:15
5 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR): + 00:22:13
Classificação Geral após a 4ª etapa (extraoficial):
1 – Cyril Despres / David Castera (Peugeot 3008 DKR): 11:33:16
2 – Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Peugeot 3008 DKR): + 00:04:08
3 – Mikko Hirvonen / Michel Perin (MINI John Cooper Works Rally): + 00:05:04
4 – Sébastien Loeb / Daniel Elena (Peugeot 3008 DKR): + 00:06:48
5 – Nani Roma / Alex Haro Bravo (Toyota Hilux V8): + 00:10:30
A 5ª etapa será disputada nesta sexta-feira, dia 06/01. A largada de Tupiza.e chegada em Oruro, tudo em território boliviano. Motos, quadriciclos, carros e UTVs vão percorrer um total de 692 km, com um trecho cronometrado de 447 km. Os caminhões percorrem 683 km com uma especial de 438 km.
2017, carros, cyril despres, dakar, quinta-feira, rally
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.