Rachaduras na Red Bull cada vez mais claras

terça-feira, 23 de julho de 2024 às 16:54

Max Verstappen insatisfeito

Um fim de semana muito tenso para Max Verstappen no GP da Hungria revelou mais rachaduras na Red Bull.

A Red Bull tem passado por momentos difíceis desde dezembro de 2023, quando as rachaduras começaram a aparecer. Poucos meses depois disso, o diretor da equipe, Christian Horner, enfrentou acusações de assédio sexual de uma ex-funcionária. Embora tenha sido inocentado de qualquer irregularidade, apesar das evidências apresentadas, o pai de Max Verstappen, Jos Verstappen, gritou para a imprensa sobre outros problemas que estavam começando a aparecer dentro da equipe.

A perda de Newey

Enquanto Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Perez permaneceram leais à sua base, o diretor de tecnologia Adrian Newey anunciou que iria sair. Apesar de isso supostamente não ter nenhuma correlação com o drama na Red Bull, foi uma perda que tem sido sentida desde então e só aumentou as rachaduras que começaram a aparecer na equipe.

Newey estava na equipe há quase 20 anos e tem 13 títulos mundiais para mostrar por sua dedicação. Ele há muito é creditado pelo domínio da Red Bull desde a temporada de 2022, que os tornou imparáveis com mais de 20 segundos de diferença para outras equipes. Em 2023, o RB19 conquistou 21 das 22 vitórias em Grandes Prêmios, o que colocou o carro no papel de mais bem-sucedido da história da F1.

Newey já havida tido um papel muito parecido de 2010 a 2013 nos quatro títulos seguidos de Sebastian Vettel na equipe.

Newey também desenhou o RB20 que começou essa temporada massacrando os adversários com Verstappen. Mas ele simplesmente não foi ouvido pela direção da equipe em relação às atualizações do carro, que ficaram a cargo de Pierre Wache, que foi num caminho oposto ao que Newey havia planejado. O resultado é que outras equipes chegaram na Red Bull e agora Verstappen tem tido que brigar com unhas e dentes por cada vitória, ou mesmo pódio.

O domínio que a Red Bull tinha desde o início da era do efeito solo simplesmente evaporou em poucas corridas. Houve sete vencedores de corridas até agora, seis dos quais não são pilotos da Red Bull. Apesar do RB20 ainda ser uma força a ser temida, Perez ainda não adicionou seu nome a esta lista, que contém ambos os pilotos da Ferrari, Mercedes e McLaren.

Rachaduras na pista

Essas rachaduras não estão apenas aparecendo na pista para a Red Bull. Perez teve um desempenho significativamente inferior desde a prorrogação do seu contrato no início de junho. Ele assinou um contrato para permanecer na equipe até o final de 2026. No entanto, fala-se que a Red Bull está considerando uma mudança já na atual temporada, graças a cláusulas relacionadas ao desempenho em seu contrato. Há uma diferença de 141 pontos entre ele e Verstappen no GP da Hungria. É importante lembrar que eles dirigem o mesmo carro.

Para Verstappen, também existem problemas claros revelados através de mensagens de rádio e reações até grosseiras pós corrida, quando ele mandou seus críticos, inclusive da própria equipe, “se foderem”. A estreita diferença entre as equipes fez com que a Red Bull não respondesse como deveria. A equipe parece ter medo de perder Verstappen, uma vez que tornou-se refém de suas performances.

É de se perguntar se os rumores da Mercedes que surgiram desde que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton anunciou sua saída para a Ferrari a partir de 2025 são verdadeiros. Se as rachaduras na Red Bull continuarem sem solução, o CEO da Mercedes, Toto Wolff, poderá finalmente conseguir tirar Verstappen de lá.

O futuro de Perez

Um grande problema da equipe é Sergio Perez, que teve seu contrato prorrogado bancado por Christian Horner. O piloto mexicano marcou apenas 11 pontos nas últimas cinco corridas em comparação a Verstappen, que somou 94. Eles estão sob pressão da McLaren, que prova que tem ritmo a cada fim de semana com Lando Norris e Oscar Piastri. Os pontos marcados pelo britânico e pelo australiano estão fazendo com que a diferença diminua corrida após corrida desde o GP de Miami. Com isso, para a Red Bull manter seus títulos de pilotos e construtores, garantir uma boa quantidade de pontos é vital daqui para frente.

No entanto, isto está revelando-se difícil de conseguir para a equipe outrora suprema. No GP de Silverstone, Perez rodou na classificação com seu carro indo parar na brita no Q1. Ele terminou em P17 com Verstappen P2. Entre Silverstone e na Hungria, Horner – sentindo-se acuado pela decisão de bancar Perez -, mandou que ele ficasse com uma equipe dedicada na fábrica da Red Bull para trabalhar nesta questão. Usando o simulador, ele pretendia melhorar o acerto do carro em uma janela onde se sentisse mais confiante. Parecia que isso ia funcionar na Hungria quando ele terminou em P4 no TL2, apenas dois décimos de Verstappen.

Apenas um dia depois, ele repetiu o erro anterior de Silverstone. Ele perdeu o controle de seu carro na curva 9, o que o levou novamente à barreira de proteção no Q1. Embora ele tenha começado em P16 e terminado em P7, um piloto a bordo do RB20 não deveria se colocar nessas situações para largar tão atrás.

O assento da Red Bull

A Red Bull manteve clara a necessidade de Perez melhorar seu desempenho. Em vez disso, sua forma está em uma espiral descendente. Naturalmente, a questão que a equipe austríaca enfrenta é qual dos seus pilotos seria escolhido para o substituir nesta temporada ou depois.

Parece evidente no paddock da F1 que o melhor piloto disponível no grid para 2025 é Carlos Sainz, que ainda espera uma definição da Red Bull e da Mercedes. Mas com Sainz, Verstappen não teria essa facilidade toda que tem com Perez, afinal o espanhol é considerado na F1 como um piloto de ponta. A Red Bull quer desagradar Verstappen com um companheiro desse calibre? “Improvável, muito improvável, ” disse a fonte do Autoracing dentro da equipe, o Mate.

A tradição anterior levou a Red Bull a recorrer à sua equipe irmã, agora conhecida como RB, em busca de pilotos substitutos. Em 2016, Verstappen substituiu Daniil Kyvat e em 2018, Alex Albon substituiu Pierre Gasly. Todos os quatro trocaram de lugar entre a equipe principal e a equipe irmã. Uma opção para eles em 2024 é Daniel Ricciardo, mas ele também teve um desempenho inferior desde que voltou às suas raízes na Red Bull. O outro é Yuki Tsunoda, que apesar de suas atuações consistentes nesta temporada, não parece estar na lista de substitutos.

Isso deixa o piloto reserva Liam Lawson para o assento, que também seria a escolha do Mate. No ano passado, Lawson impressionou depois de uma passagem de cinco corridas pela Alpha Tauri, depois de substituir Ricciardo, que estava fora devido a uma lesão. Ele notoriamente eliminou Verstappen do Q3 na classificação em Singapura. Ele também participou recentemente de um teste diurno em Silverstone no RB20. Entende-se que os seus tempos de volta foram bons e consistentes.

A insatisfação de Verstappen

O GP da Hungria também revelou o descontentamento de Verstappen e mais rachaduras na Red Bull começaram a aparecer. Ele se classificou em P3 no sábado, atrás do 1-2 da McLaren. E durante a corrida, ele percebeu logo no início que não tinha ritmo para alcançar os pilotos da equipe Laranja.

No último stint, ele caiu para P5. Ele sentiu que o P3 era alcançável com seu novo jogo de pneus. Para chegar a isso, ele teve que passar por Leclerc e Hamilton. No entanto, depois de ultrapassar Leclerc, ele se envolveu em um incidente de corrida com Hamilton na curva 1, faltando oito voltas para o fim. Posteriormente, ele caiu para P5, onde terminou.

Tanto Verstappen quanto Hamilton foram colocados sob investigação pelos comissários da FIA pelo confronto. Nenhuma outra ação foi tomada. Isso aconteceu após sua colisão com Norris no GP da Áustria, que viu Norris desistir como resultado dos danos sofridos.

Ele tinha muito a dizer após a corrida, incluindo um discurso com palavrões e acusações para todos os lados. Ele também explicou seu comportamento pelo rádio, onde também frequentemente xingava a Red Bull enquanto lutava contra seus contratempos estratégicos.

O holandês acredita que o seu resultado em P5 se deveu também a decisões estratégicas erradas. Isso o colocou em desvantagem. Ele teve que lutar constantemente para ultrapassar, o que não funcionou a seu favor, pois seus pneus superaqueceram.

O que vem a seguir?

Perez ainda tem mais uma corrida na Bélgica antes das férias de verão para impressionar a Red Bull. Já a situação entre Verstappen e a Red Bull é uma incógnita e talvez dependa muito do resultado das próximas corridas.

AS - www.autoracing.com.br

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