Quique impede Mercedes de conhecer o real potencial do W13
segunda-feira, 4 de abril de 2022 às 16:15
Lewis Hamilton – Mercedes W13
O chefe de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, disse que o quique do carro é um problema tão grande da Mercedes que eles não têm ideia do quão rápido o W13 realmente é.
Com a aerodinâmica de efeito solo tendo sido adotada nesta temporada, quase todas as equipes sofreram com o quique em altas velocidades em algum grau.
Esse quique é o resultado do downforce empurrando o carro para baixo na pista, o que faz com que a aero do assoalho (túneis Venturi) e, quando isso acontece, o carro se eleva da pista levando a aero do assoalho entrar em ação. O carro é então empurrado de volta para o chão e assim sucessivamente.
Isso leva a um movimento saltitante ao longo da reta e das curvas de alta com o Mercedes W13 claramente sofrendo bem mais do que seus rivais.
Tanto que Shovlin disse que não sabe se o W13 é um bom carro ou não, e é improvável que saiba até consertar o quique.
Ele disse: “Isso provavelmente é a prioridade número um, porque isso está nos impedindo de colocar o carro em seu desempenho ideal.”
“O que não sabemos é que, se pudéssemos magicamente fazer esse problema desaparecer, onde estaríamos realmente em termos de ritmo do carro: o carro é rápido o suficiente ou não? E é muito difícil responder a essa pergunta.”
A Mercedes teve que aumentar a altura do carro para limitar o efeito, mas isso está lhes custando downforce e, finalmente, tempo de volta.
“Fundamentalmente, precisamos entender melhor o problema”, continuou Shovlin. “Temos alguns caminhos que acho que estão nos dando uma boa direção, mas está demorando um pouco para colocar essas peças no carro. E estamos trabalhando muito.”
“Estamos bem cientes de que existem outras equipes que superaram esse problema mais rápido do que nós. E esse não é o padrão com o qual normalmente trabalhamos.”
“Todo o esforço da fábrica está sendo feito para superar isso, garantindo que não negligenciemos o desenvolvimento normal do carro. Mas há muito trabalho tentando nos tirar dessa situação no momento.”
Shovlin espera que a Mercedes finalmente encontre uma solução que não envolva cortar pedaços do assoalho.
Eles tentaram isso durante o teste final da pré-temporada, com a equipe supostamente destruindo partes do assoalho após cada stint.
Isso, porém, tira downforce que Shovlin não quer sacrificar.
“O ideal é resolver o problema do quique sem precisar abrir mão do downforce”, disse ele. “A questão é que a maioria das equipes, eu acho, em maior ou menor grau, está trocando um pela outro.”
“Tentamos cortar partes do assoalho no teste do Bahrain. Tentamos na sexta-feira de corrida no Bahrain. Achamos que o que acabamos foi, no geral, uma solução melhor.”
“Mas no momento estamos considerando o que fizemos como quase nulo para resolver o problema, e precisamos resolver o problema de uma maneira eficaz que não apenas reduza o desempenho”.
A equipe marcou 38 pontos em duas corridas, e está em segundo lugar na classificação de construtores, atrás da Ferrari. A diferença, porém, é de 40 pontos.
Mais, os Prateados só estão em P2 na tabela dos construtores porque os Touros tiveram problema de confiabilidade em seus dois carros no Bahrain, senão a Mercedes estaria em P3 com cerca dos mesmos 40 pontos atrás da Ferrari e da Red Bull.
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