Queda no desempenho da Red Bull tem a ver com Adrian Newey

terça-feira, 16 de julho de 2024 às 16:06

Adrian Newey

A Red Bull ter perdido desempenho nos últimos meses e agora estar ao alcance de outras equipes, parece ter muito ter a ver com a falta de envolvimento de Adrian Newey.

A Red Bull parece ter ignorado os desejos de Adrian Newey durante o desenvolvimento do RB20, com algumas decisões coincidindo com uma queda no desempenho dos atuais campeões.

Indo para o GP da Hungria, Max Verstappen tem a liderança no topo da classificação do campeonato de pilotos, mas isso deve-se à fase inicial da temporada, quando o carro ainda era dominante

Atualmente, depois de várias atualizações, a Red Bull não tem mais o carro mais forte e ambos os pilotos da McLaren estão apresentando resultados consistentemente fortes e ameaçando o campeonato de construtores, algo que até seis corridas atrás parecia bastante improvável de acontecer.

As dificuldades atuais podem estar ligadas à aparente relutância da equipe em aceitar os desejos de design de Newey. De acordo com um relato do Formul1a.uno, o lendário aerodinamicista foi “fortemente contra muitos elementos” do RB20, e isso já foi confirmado em relação aos sistemas de refrigeração do carro.

Newey foi veementemente contra as ‘entradas de tubarão’ introduzidas no RB20 e posteriormente adaptadas pela Ferrari, que ‘coincidentemente’ também perdeu desempenho. Ele também teria protestado fortemente contra as entradas de halo que a Red Bull introduziu no GP do Japão em abril. No entanto, apesar disso tudo, a equipe técnica de Pierre Wache prosseguiu com as alterações.

Com Newey não tendo mais nenhuma contribuição criativa ou no acerto do RB20 desde o GP de Miami, a Red Bull espera agora que seu mais recente pacote de atualização ajude a equipe a avançar no estreito circuito de Hungaroring, que basicamente só tem curvas de baixa e média, além de não ter uma reta muito grande.

Estes sentimentos foram confirmados por Helmut Marko, que escreveu na sua coluna na Speedweek: “O resultado final para nós é que tudo tem que estar perfeito para vencermos. Não pode haver o menor erro. Estávamos muito lentos com o pneu médio. Mas graças a Deus há uma atualização em Budapeste e esperamos que isso nos dê um passo em frente.”

“Se olharmos para as próximas corridas, podemos dizer que Budapeste é uma pista bastante lenta e Spa é uma das pistas favoritas do Max, onde ele sempre foi excepcionalmente bem. Uma coisa é certa: a atualização tem que funcionar, porque atualmente estamos atrás da McLaren em termos de base – e se você olhar para a corrida na Inglaterra, lá também ficamos atrás da Mercedes.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.