Que surra…
terça-feira, 24 de junho de 2014 às 13:00
Fernando Alonso vs Kimi Raikkonen 2014
Por: Adauto Silva
A batalha contra o companheiro de equipe é a primeira que um piloto precisa vencer em qualquer categoria do automobilismo. Na F1 isso é ainda mais importante, já que seu companheiro de equipe é o único que tem o mesmo equipamento que você, portanto ele é o melhor parâmetro para a equipe saber o quão rápido é o carro.
Se for o carro dominante você precisa vencer seu companheiro para ser campeão. Se não for o carro dominante você também precisa vencer seu companheiro para ter mais voz dentro da equipe, conseguir que os engenheiros desenvolvam o carro pensando mais em você, ter as melhores estratégias, fazer algumas exigências em relação a ter os melhores técnicos trabalhando no seu carro e em última análise, assegurar seu próximo contrato.
Em setembro do ano passado, eu disse que Montezemolo tinha cometido um erro ao trazer Kimi Raikkonen para a equipe, pois ele tomaria uma surra do Alonso, o que tornaria o espanhol ainda mais “dono” da Ferrari do que ele sempre foi.
Mas confesso que não esperava que a surra fosse tão contundente!
Passadas 8 corridas dessa temporada, o placar a favor de Alonso mostra uma superioridade acachapante sobre Kimi: 8×0 em corrida, 6×2 em classificação e posição média final de 5,12 para Alonso contra 9,5 para Kimi.
E não é só isso, tem mais! Até agora Alonso andou 417 voltas na frente de Raikkonen e apenas 89 atrás.
Mas a pior estatística de todas é a diferença média de tempos entre eles em classificação. Alonso tem sido em média 0.723s mais rápido que Kimi, o que faz com que o homem de gelo pareça apenas uma água morninha sem açúcar!
Kimi pode mudar esse quadro e terminar as 11 corridas restantes da temporada na frente do Alonso e reverter o placar para 11×8?
Claro que pode, até a Costa Rica pode ganhar a Copa.
Mas será que já que a F1 não tem testes de pista, não seria prudente da parte dele pelo menos ir ao simulador treinar quase todos os dias, como faz o Alonso?
Resta saber se os fãs finlandeses têm tanto bode do Alonso quanto a maioria dos fãs brasileiros…
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
alonso surra raikkonen, companheiro de equipe f1, ferrari montezemolo
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.