Qual é a da Porsche em relação à Fórmula 1?

quarta-feira, 22 de março de 2023 às 21:15

Porsche

O relacionamento intermitente da Porsche com a F1 tem sido um drama interminável. Relatos especulando que a montadora alemã desistirá de entrar na principal e mais rica forma de automobilismo do mundo não confirmam necessariamente que a Porsche não estará no grid em 2026 – o relato do The-Race não aponta para nenhuma fonte da informação – mas certamente não ajuda. E se formos deixados para adivinhar se a Porsche vai correr em 2026, ficaremos todos numa “sinuca de bico”.

Porta-vozes relevantes da Porsche e da McLaren dificilmente respondem a questionamentos em relação a esse assunto.

Eis o que aconteceu até agora: em novembro de 2021, o chefe do automobilismo da Porsche supostamente ajudou a desenvolver os regulamentos da UP para a temporada de 2026, que enfatizará a tecnologia híbrida. Trabalhar na tecnologia da F1 não é novidade, a empresa também supostamente construiu e testou um motor já em 2017 antes de arquivar o programa.

Para complicar o interesse da Porsche, estava a incursão da Audi, da marca do Grupo VW, na F1, que se materializou em uma participação majoritária na Sauber, com sede na Suíça, e levará a Audi a entrar no esporte em 2026. No entanto, o chefe da VW, Herbert Diess, disse ao mundo em maio de 2022 que tanto a Audi quanto a Porsche aproveitariam as novas regras para competir na F1. A Porsche chegou ao ponto de registrar a marca “F1nally”, embora a página de destino dissesse ao mundo, com risadas, que definitivamente “não era Porsche”.

Esse plano mais bem elaborado atingiu o inesperado em setembro de 2022, quando a Red Bull e a Porsche anunciaram que não continuariam a conversar, como um divórcio de celebridades. A razão ficou clara em fevereiro, quando a Ford anunciou que faria parceria com – ou pelo menos passaria cheques para – a Red Bull para colocar sua marca nos motores da F1 construídos pela própria Red Bull Powertrains, aparentemente tomando o lugar da Porsche.

Alegadamente, a Red Bull queria mais um cheque mais do que um parceiro, e a Porsche queria dizer ao cinco vezes vencedor do campeonato de construtores como construir motores. A Porsche supostamente abordou a McLaren, mas ainda não aconteceu nada.

Isso nos leva para o momento atual. O destino da Porsche pode se transformar em uma equipe de F1 completa por conta própria, embora isso seja significativamente mais caro do que ser um fornecedor de motores, ou parceiro de uma equipe já estabelecida. Dificilmente seria uma surpresa se a Porsche deixasse de competir na F1 pela segunda vez, mas não seria surpreendente se fosse mais uma nuvem de fumaça para nos manter adivinhando o que vem a seguir em Stuttgart.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.