Punição de Verstappen foi a “máxima”, segundo Herbert
quarta-feira, 3 de julho de 2024 às 9:37
Max Verstappen e Lando Norris
Johnny Herbert, ex-piloto de Fórmula 1 e comissário no GP da Áustria, explicou que a punição de Max Verstappen foi a “máxima” que a FIA poderia aplicar.
Os comissários consideraram o holandês culpado pela batida com Lando Norris na volta 64 e o puniram com 10 segundos.
No momento da colisão, Herbert revelou que Norris estava prestes a ser penalizado por exceder os limites de pista diversas vezes.
“Quando estávamos assistindo, imediatamente veio a questão de quem era o culpado. E foi Max”, declarou Herbert ao Coin Poker.
“O interessante é que estávamos prestes a punir Lando naquele ponto porque ele havia excedido os limites de pista quatro vezes, demos a ele uma punição de cinco segundos literalmente no momento em que eles se tocaram”.
“Estávamos lidando com isso quando o contato aconteceu, eu olhei para cima e vi o pneu arrancado”.
Após o GP da Áustria, Andrea Stella, chefe da McLaren, exigiu uma penalização mais severa para Verstappen.
Contudo, Herbert explicou que a punição máxima que a FIA pode aplicar quando um piloto é considerado responsável por uma batida são 10 segundos.
“Essa é a mais dura que pode ser aplicada de acordo com as diretrizes da FIA sob as quais operamos como comissários”, disse ele.
“A McLaren disse que deveria ter sido mais dura, mas esse é o jogo que todas as equipes jogam. Se alguém tivesse capotado na pista, não sei se isso teria mudado as coisas”.
“Forçar um piloto a sair do circuito ou causar um incidente foi o que aconteceu. Aquela foi a sanção máxima que poderíamos ter dado”.
f1, formula 1, gp da austria, johnny herbert, max verstappen, noticias f1, punição
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.