Promotores do GP dos EUA são multados após invasão de pista
segunda-feira, 21 de outubro de 2024 às 8:57
Público em Austin
Os promotores do GP dos Estados Unidos foram multados em €500.000 depois de uma investigação pós-corrida.
A direção de prova teve problemas com 200 fãs que conseguiram acessar a pista antes do final do evento.
É comum que os fãs presentes sejam autorizados a entrar no circuito depois que todos os carros retornam ao pit lane para ver mais de perto a cerimônia do pódio.
Entretanto, nesta ocasião, cerca de 200 fãs pularam uma cerca para entrar na pista durante a volta de desaceleração.
Especificamente, os comissários revelaram: “Um grande grupo de espectadores, estimado em aproximadamente 200 pessoas, na arquibancada ao longo da reta dos boxes escalou uma pequena cerca e caiu cerca de 2 metros no chão entre a arquibancada e a cerca de detritos da pista”.
“Eles então passaram por baixo da cerca de detritos, escalaram o muro da pista (aproximadamente 1 metro de altura) e entraram na reta principal. Tudo isso ocorreu enquanto os carros ainda estavam na pista completando sua volta de desaceleração após a bandeira quadriculada”.
O incidente violou o Artigo 12.2.1.h do Código Esportivo Internacional da FIA, em referência à falha em “tomar medidas razoáveis, resultando assim em uma situação insegura”.
Apenas €150.000 devem ser pagos, com o restante suspenso até o final de 2026, desde que incidentes semelhantes não ocorram.
f1, formula 1, GP dos Estados Unidos, invasão de pista, multa, noticias f1, promotores
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.