Prévia do GP da Áustria de Fórmula 1 2024

quarta-feira, 26 de junho de 2024 às 12:34

Red Bull Ring – Áustria

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 28 de Junho de 2024
Treino Livre 1   07:30 – 08:30 (Bandsports e F1TV)
Classif. curta –  11:30 – 12:14 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 29 de Junho de 2024
Corrida curta – 07:00 – 08:00 (Band e F1TV)
Classificação – 11:00 – 12:00 (Band e F1TV)
Domingo, 30 de Junho de 2024
Corrida – 10:00  (Band e F1TV)

Red Bull Ring – Spielberg, Áustria
Pela segunda vez nesta temporada – a primeira foi em Miami – teremos a classificação curta para decidir o grid da corrida curta (sprint race) na Áustria. Trata-se de um final de semana totalmente diferente do tradicional da Fórmula 1, com a classificação curta na sexta-feira no final da manhã (horário de Brasília) após um único treino livre (TL1), que vai definir o grid de largada para a Sprint Race. Então no sábado de manhã teremos a corrida Sprint e logo após a classificação normal para o GP de domingo.

O desenho da pista hoje chamada Red Bull Ring (Österreichring de 1970 a 1987 e A1-Ring de 1997 a 2003) permanece inalterado para a F1 desde 2003. Em 2002, a corrida foi manchete no mundo todo quando a Ferrari  ficou repetindo no rádio a ordem para o líder Barrichello entregar a vitória a Schumacher, o que o brasileiro fez a poucos metros da linha de chegada.

O GP da Áustria foi disputado pela primeira vez em em 1964 no campo de pouso chamado Zeltweg Airfield, com o magnífico circuito de Österreichring tornando-se seu lar permanente a partir de 1970. Alguns dos muitos momentos memoráveis ​​foram quando Vittorio Brambilla cruzou a linha de lado para vencer em 1975 e quando Elio de Angelis bateu Keke Rosberg por apenas 0.050s em 1982.

Mas no final dos anos 80 suas curvas de alta com áreas mínimas de escape foram consideradas muito perigosas para a F1. O circuito só voltou após a pista ter sido modernizada e encurtada por Hermann Tilke. Foram realizadas sete corridas entre 1997 e 2003.

A pista tem duas similaridades com o Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O consumo de combustível é crítico, embora gerenciável. E o desgaste dos freios é alto, mas as quatro longas retas ajudarão na refrigeração e altas velocidades máximas mais uma vez serão cruciais para o sucesso. O carro precisa de um acerto neutro em virtude de grande velocidade que ele vem nas retas para fazer curvas do tipo “esquina” na maioria das vezes. Se o carro estiver dianteiro ou traseiro, o desgaste dos pneus é alto. Tração nas saídas de curva e torque para ganhar velocidade rápido  também são muito importantes aqui.

Outro ponto importante é a UP. A 700 metros de altura em relação ao nível do mar, o ar é mais rarefeito e o motor perde alguma potência que a turbina não consegue recuperar em virtude do fluxo de combustível limitado a 100 kg / hora. A partir de um certo ponto, a turbina gira mais do que o fluxo de combustível permite, o que gera atrito e eleva a temperatura do motor sem gerar mais potência.

Essa altitude em relação ao nível do mar também prejudica o downforce dos carros, que precisam de mais pressão aerodinâmica do que se a pista estivesse no nível do mar. Este downforce pode vir do corpo do carro e do efeito solo através do assoalho e difusor. McLaren, Ferrari e Mercedes se aproximaram muito da líder Red Bull nos últimos GPs, o que gera expectativa de termos disputas na frente tanto pela vitória como pelo pódio.

Um dos aspectos mais complicados do circuito é sua curta extensão, o que torna a vida muito difícil para o sistema de Recuperação de Energia. Como regra geral, quanto menor é a extensão da pista, mais intensa tem que ser a recuperação de energia e sua aplicação. Pode-se recuperar 2 mj de energia por volta e pode-se aplicar 4 mj, mas quando há menos oportunidades de recuperar essa energia, torna-se mais difícil manter os sistemas em harmonia – sejam as baterias, os motores elétricos no turbo e o MGU-K.

Desde o ano de 2019 uma nova zona de DRS foi colocada para facilitar as disputas roda a roda.

Viena - Red Bull Ring são 199 km de carro

Viena – Red Bull Ring são 199 km de carro

Veja os compostos de pneus disponíveis:

 

Freada para a Curva 3

Red Bull Ring

Tamanho da pista: 4,326 km
Corrida total: 71 voltas (307,02 km)
Aceleração plena: 70%
Velocidade máxima: 330 km/h
Consumo de freio: Alto
Nível de downforce: Médio / Baixo
Recorde da pista (em corrida) Carlos Sainz em 2020 McLaren – 1’05.619, média de 236.894 kph
Consumo por volta: 1,40 kg
Zonas de DRS 3, reta do box, entre as curvas 1 e 3 e entre a 3 e a 4
Perda no pit lane: 18 segundos
Pneus para 2024: Duro branco C3, Médio amarelo C4 e Macio vermelho C5
Melhor tempo no TL1 em 2023 1’05.742 – Max Verstappen
Melhor tempo no TL2 em 2023 Não houve
Vencedor da corrida curta 30’26.730 – Max Verstappen
Pole em 2023 1’04.391 – Max Verstappen
Vencedor em 2023 1:25’33.607 – Max Verstappen

Últimos resultados na Áustria

Vitórias
2023 Max Verstappen
2022 Charles Leclerc
2021 Max Verstappen
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Max Verstappen
2018 Max Verstappen
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Nico Rosberg
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher
Poles
2023 Max Verstappen
2022 Max Verstappen
2021 Max Verstappen
2020 (2) Lewis Hamilton
2020 (1) Valtteri Bottas
2019 Charles Leclerc
2018 Valtteri Bottas
2017 Valtteri Bottas
2016 Lewis Hamilton
2015 Lewis Hamilton
2014 Felipe Massa
2003 Michael Schumacher
2002 Rubens Barrichello
*VMR
2023 Max Verstappen
2022 Max Verstappen
2021 Max Verstappen
2020 (2) Carlos Sainz
2020 (1) Lando Norris
2019 Max Verstappen
2018 Kimi Raikkonen
2017 Lewis Hamilton
2016 Lewis Hamilton
2015 Nico Rosberg
2014 Sergio Perez
2003 Michael Schumacher
2002 Michael Schumacher

*Volta Mais Rápida
Previsão do tempo para Spielberg
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 28º
Nublado, 24% de possibilidade de chuva
Sábado
Mínima de 18º e máxima de 30º
Sol entre nuvens, 5% de possibilidade de chuva
Domingo
Mínima de 16º e máxima de 28º
Encoberto, 41% de possibilidade de chuva

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Onboard da pole de Max Verstappen em 2023
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo

AS - www.autoracing.com.br

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