Pressão e críticas sobre Sergio Perez estão cada vez maiores
domingo, 7 de julho de 2024 às 8:45
Helmut Marko e Sergio Perez
Sergio Perez está enfrentando críticas cada vez maiores à medida que se intensificam as especulações sobre a possível rescisão de seu contrato com a Red Bull para 2025.
Em um momento crítico, quando precisava demonstrar uma reviravolta, Perez perdeu o controle durante uma sessão molhada do Q1 em Silverstone. “Ele gira como um amador”, observou o ex-piloto da Red Bull, Robert Doornbos, no Ziggo Sport.
Em meio a novos rumores de que Daniel Ricciardo poderá em breve ocupar seu lugar, foi divulgado que o reserva da Red Bull, Liam Lawson, testará o carro de Perez durante um “dia de filmagem” na próxima semana no mesmo circuito.
“Lawson estará naquele carro na próxima semana neste mesmo circuito”, continuou Doornbos. “Você tem que sentir a dor de Checo neste momento”.
Sobre o acidente de Perez na classificação, o consultor da Red Bull F1, Dr. Helmut Marko comentou: “Você pode usar a desculpa de que ele foi o primeiro com pneus slicks. O carro é imprevisível. Mas certamente não o ajuda a sair da crise”.
Doornbos acredita que a Red Bull se sentiu compelida a renovar o contrato de Perez para agradar Max Verstappen e seu pai Jos, enquanto o ex-piloto de F1 Christijan Albers descreveu a decisão como “absolutamente insana”.
“Você não contrata alguém no pior momento de sua carreira por um motivo como esse”, afirmou Albers. “Acho que ele está sem desculpas. Todo mundo sai da pista de vez em quando – até mesmo Max. Mas os tempos das voltas têm que estar lá. E não estão”.
O comentarista do DAZN, Antonio Lobato, observou que tinha ouvido falar que Silverstone era parte de um “ultimato” para Perez melhorar. “Ele marcou 10 pontos nas últimas cinco corridas ou algo assim”, comentou ele.
“Eles podem ver o campeonato de construtores se esvaindo e precisam tomar uma decisão, principalmente se a tendência não mudar. Perez está sob uma pressão tremenda agora. Ricciardo pode ter uma chance se Checo não entregar nos próximos três GPs”, acrescentou Lobato.
Marko reconheceu o atual déficit de desempenho de Perez na Red Bull Racing. “Todos os bônus que são pagos aos funcionários dependem da colocação no campeonato de construtores”, disse à agência de notícias DPA. “Checo está sob pressão. Você pode ver isso em todos os seus gestos neste momento”.
“Desde que ele conseguiu o novo contrato, houve algumas corridas não tão boas”, prosseguiu Marko. “É claro que depende de desempenho e ninguém está isento disso”.
Quando questionado sobre os rumores de substituir Perez, Ricciardo afirmou que nunca faz “previsões” sobre seu futuro na Red Bull e na Fórmula 1.
O ex-piloto de F1 Giedo van der Garde acredita que Ricciardo não teria cometido o mesmo erro nessas condições. “Ricciardo quase fez a mesma coisa, ele sabe que está escorregadio e seguiu em frente”, explicou no Viaplay.
Quero dizer, é a sua volta com pneus slicks em uma pista molhada – isso simplesmente não deveria acontecer com um piloto experiente”, concluiu.
daniel ricciardo, f1, formula 1, helmut marko, Liam Lawson, max verstappen, noticias f1, red bull f1, sergio perez
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.