Presidente da FIA tem certeza que a Andretti será aceita
segunda-feira, 9 de outubro de 2023 às 9:42
Mohammed Ben Sulayem
Mohammed Ben Sulayem diz que vai pressionar bastante para a Fórmula 1 aceitar a nova equipe Andretti-Cadillac no grid.
O presidente da FIA sempre apoiou a ambição da Andretti de se tornar a 11ª competidora em 2025, com a federação aprovando oficialmente a proposta na semana passada.
Porém, agora tudo está nas mãos da Liberty Media, proprietária da categoria; muitas equipes existentes estão preocupadas com problemas logísticos e sua própria desvalorização em meio ao crescimento meteórico da F1.
“Se a Andretti tivesse comprado a Sauber dois anos atrás, nós não teríamos um problema agora”, declarou Christian Horner, chefe da Red Bull, ao jornal Blick.
Contudo, acredita-se que a Andretti ofereceu apenas $300 milhões à atual Alfa Romeo, e Horner acredita que “seis equipes valem mais de um bilhão cada uma”.
O veterano jornalista Roger Benoit citou uma nova pesquisa pública mostrando uma aprovação de 80% à entrada da Andretti.
As equipes existentes não concordam, mas Ben Sulayem está confiante em uma solução para o impasse.
“Eu tenho 100% de confiança”, disse ele no Catar. “Nós resolvemos todas as preocupações e fizemos as perguntas certas à Cadillac e Andretti. Quando eles nos deram as respostas, não houve razão para recusá-los. É simplesmente bom para o esporte”.
Ele reconheceu as objeções das equipes existentes, mas insistiu: “É tudo relacionado ao dinheiro. Eu não consigo pensar em nenhuma outra razão para críticas”.
“Para nós, o importante é o esporte. Você precisa manter o automobilismo vivo, enquanto eles só se preocupam com dinheiro”.
Alguns estão prevendo uma longa batalha política entre a FIA e a Liberty – atual proprietária dos direitos comerciais da F1.
“Na verdade, o campeonato é nosso”, insiste Ben Sulayem. “A FOM está se saindo bem, mas na realidade eu sou uma espécie de patrão do esporte”.
“Claro, é lógico que as equipes ofereçam resistência a princípio, mas quando é aceito por um grupo, o resto normalmente faz o mesmo. Espero que não tenhamos nenhum caos desnecessário durante o processo de admissão”.
Andretti Cadillac, apoio, f1, fia, formula 1, Mohammed ben Sulayem, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.