Presidente da FIA muda o discurso sobre a Andretti

quarta-feira, 29 de maio de 2024 às 9:38

Mohammed Ben Sulayem

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, surpreendentemente pediu para Michael Andretti entrar na Fórmula 1 comprando uma equipe existente.

Em fevereiro do ano passado, a FIA convocou novas equipes a ingressar na F1 por meio do processo de Manifestações de Interesse.

Oito meses depois, após um exame rigoroso, a federação confirmou que a Andretti havia sido aprovada por motivos técnicos e esportivos.

Porém, no final de janeiro deste ano, a F1 rejeitou a proposta da Andretti, afirmando categoricamente que ela não agregaria valor à categoria apesar da parceria com a General Motors por meio de sua marca Cadillac.

Desde então, a GM declarou que está preparada para ser fornecedora de unidades de potência para a equipe em 2028, dois anos após a introdução das novas regras de motores.

Andretti ainda espera entrar na F1 em 2026, inicialmente operando com um motor comprado por dois anos, e ele conversou com o CEO Stefano Domenicali sobre a perspectiva.

Entretanto, Ben Sulayem agora sugeriu a Andretti que tome uma abordagem diferente se quiser estar no grid da F1 no futuro.

“Eu não tenho dúvidas de que a FOM e a Liberty adorariam ver outras equipes, desde que sejam fabricantes”, disse Ben Sulayem à Reuters.

“Eu os aconselharia (Andretti) a comprar outra equipe, não a vir como a 11ª. Sinto que algumas equipes precisam ser atualizadas. O que é melhor? Ter 11 equipes como um número ou 10 fortes?”

“Ainda acredito que devíamos ter mais, mas não equipes quaisquer – as certas. Não se trata de número, mas sim de qualidade”.

Ben Sulayem se recusou a indicar qual equipe a Andretti deveria comprar, embora tenha insistido que há algumas “que estão com dificuldades de performance e até de gerenciamento”.

Ele acrescentou: “Trata-se de ter a equipe certa, de não perder uma chance ou oportunidade quando alguém como a GM com uma UP está vindo para a F1”.

“Imagine o impacto. Temos três corridas nos Estados Unidos e uma grande base de fãs, mas não uma equipe (americana) adequada. Estou muito feliz por ter a Ford (com a Red Bull), mas imagine ter a GM e pilotos americanos”.

A reviravolta de Ben Sulayem sobre uma 11ª equipe ocorre depois que a paz foi recentemente negociada entre ele e Domenicali para aliviar as tensões anteriores.

Referindo-se ao novo acordo, ele disse: “A paz é sempre boa, não se pode ter problemas desnecessários o tempo todo”.

A trégua surgiu num momento em que FIA e FOM estão envolvidas em negociações que estão “indo bem” sobre um novo Pacto de Concórdia.

“Ambos entendemos que precisamos avançar e a única maneira é ter muito mais clareza entre nós”, disse ele. “Estamos no mesmo barco de qualquer maneira e o que queremos é a sustentabilidade do negócio”.

“Estamos com a FOM quando se trata de negócios. Somos os parceiros, também temos de esquecer as pequenas coisas e encontrar uma solução para resolver esses problemas”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.