Presidente da FIA fala sobre o calendário da F1

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 às 9:26

Mohammed Ben Sulayem

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, destacou as dificuldades impostas pela extensão do calendário da Fórmula 1.

O calendário tem sido uma questão controversa há algum tempo, com muitos na categoria argumentando que 24 etapas – agora também incluindo seis corridas curtas – é demais.

As equipes estão cada vez mais explorando soluções para diminuir as demandas sobre o pessoal e os pilotos têm se manifestado abertamente sobre o assunto.

O Pacto de Concórdia permite um máximo de 25 GPs por temporada e há uma demanda considerável por uma vaga no calendário, com a África do Sul pressionando para que a F1 retorne ao continente pela primeira vez em mais de 30 anos.

A Argentina também surgiu como pretendente após o sucesso inicial de Franco Colapinto, enquanto a Coreia do Sul também está visando um retorno. Contudo, estender o cronograma também representaria problemas logísticos para a FIA.

“Você cruza uma barreira onde precisa de duas equipes, não podemos ter”, disse Ben Sulayem à Autosport ao discutir o máximo atual de 25 provas. “Logisticamente, preciso ter duas equipes”.

“Os pilotos aguentam? Eu só quero saber. Vamos ser sensatos e lógicos sobre isso. Os pilotos aguentam física e mentalmente? Essa é uma pergunta que farei a eles. E as equipes?”

“Quanto à FIA, não podemos fazer isso com uma única equipe. Precisamos alternar duas quando se trata da equipe na pista”.

Ben Sulayem foi rápido em reconhecer que a F1 não está pressionando por mais, além de confirmar que ele também não atrapalharia se o campeonato quisesse se estender até o máximo definido pelo Pacto de Concórdia.

“Eles nunca disseram ‘precisamos de mais’. De jeito nenhum. O que eles buscam é qualidade e por isso temos esse bom relacionamento com eles”, explicou ele. “Eu não vou impedi-los de ir para 25 porque é direito deles, ok? Depende deles”.

“Mas são eles que não querem adicionar (mais GPs) porque sabem que isso se torna uma questão de fadiga. Portanto, eles têm suas próprias razões”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.