Porsche e Audi podem confirmar entrada na F1 semana que vem
quinta-feira, 31 de março de 2022 às 14:22
Porsche e Audi
Porsche e Audi estão prestes a entrar na F1 – e um novo relato da Reuters sugere que a VW poderia dar luz verde a eles já na próxima semana.
“Esperamos poder comunicar nossa intenção de entrar na Fórmula 1 então”, disse uma das fontes à Reuters, com outra fonte dizendo à agência que havia uma “ótima chance” de uma decisão positiva.
Como vai funcionar?
O plano agora é que a Audi se junte à divisão de automobilismo da McLaren e também assuma o braço automotivo de Woking. Será um pacote completo, de corrida e automotivo. A Revista CAR entende que a fase de diligência ainda não começou, mas os advogados de ambas as partes já estão conversando, e os principais acionistas – entre eles a Mumtalakat Holding Company do Oriente Médio – estão supostamente dispostos a vender o negócio de carros, que vem sendo deficitário.
Além de alguns novos logotipos no grid, isso resultará em economias de escala substanciais entre Lambo, McLaren e Porsche. Isso criaria o grupo de carros esportivos mais forte do mundo.
Audi e Porsche tornam-se fornecedores de motores
Por um tempo, não ficou claro se a Audi e a Porsche entrariam como duas novas equipes desenvolvendo seus carros de F1 em conjunto ou atuariam apenas como fornecedores de UP. Acontece agora que a última opção está prestes a se materializar. Enquanto a Audi iria trabalhar com a McLaren, diz-se que a Porsche tem um acordo com a Red Bull Racing em andamento – potencialmente após o período atual com a consultoria Honda. Existe até um plano alternativo B: Audi & Williams e Porsche & Alpha Tauri ou mesmo Haas.
De certa forma, isso faz mais sentido. Porsche e Audi conseguem desenvolver e comercializar sua tecnologia híbrida – antes das novas regras – sem o custo do desenvolvimento do chassi.
E o motor?
O novo motor é supostamente um esforço conjunto da Audi Sport e da Porsche Motorsport. Embora a VW tenha preferido um 2.0 litros de ultra alto desempenho que era desde o início parte do chamado projeto mundial de motores, a FIA optou pelo turbo V6 de 1.6 litros, que foi uma pré-condição para a Ferrari permanecer na F1.
Alimentado por combustíveis sustentáveis e desprovido do caprichoso sistema de regeneração de energia MGU-H, o motor de combustão será no futuro suportado por um “e-power” de 475 cv – mais do que o dobro da potência elétrica quer os F1s têm hoje.
Como a Audi se beneficiaria?
De acordo com fontes confiáveis, a Audi está fazendo uma oferta pela McLaren Cars e pela unidade de F1, de cerca de £ 1 bilhão. Jörg Astalosch, 49, é o chefe de ligação designado nas negociações Audi-McLaren. Anteriormente responsável pela Ital Design (também uma satélite da Audi), o ex-confidente do supremo do Grupo VW, Ferdinand Piech, começou seu novo emprego em outubro.
A Audi e a Porsche provavelmente fundirão o trabalho de P&D da F1, mantendo diferentes configurações e identidades visuais. Há um cenário que sugere que a Audi/McLaren fará parceria com a Porsche/Red Bull para lutar contra Ferrari e Mercedes na próxima era de combustíveis híbridos/sustentáveis. Mas isso não está confirmado.
Esta poderia ser uma empreitada lucrativa para a Audi e o Grupo Volkswagen. O CEO da Mercedes, Ola Källenius, revelou no ano passado que o compromisso da AMG Petronas F1 cria um valor anual de mídia de US$ 1,5 bilhão – e está aumentando. Desde que a Audi saiu do DTM e da Fórmula E, um retorno do investimento parecido com esse é potencialmente sólido.
A McLaren está vulnerável a uma aquisição?
A McLaren passou por um momento tórrido devido ao Covid-19. A divisão Automotiva registrou uma perda operacional de £ 222,9 milhões em 2020, uma variação do lucro de £ 91,1 milhões em 2019. No ano passado, as vendas caíram em 64% para 1.659 carros.
A McLaren teve que fazer cerca de 830 demissões. E o grupo esteve envolvido em um refinanciamento crítico, vendendo a sede de Woking e alugando-a de volta, e emitindo £ 550 milhões em novas ações para fornecer liquidez e pagar um empréstimo de £ 150 milhões.
A situação melhorou em 2021, com a receita dobrando no primeiro semestre do ano. No entanto, o CEO da McLaren Automotive, Mike Flewitt , deixou o cargo no final de outubro, após oito anos no comando. Um de seus atos finais foi começar a evoluir a estratégia Track25, que propunha o lançamento de 18 novos modelos em um prazo de seis anos, em um plano chamado Horizonte 2030. Isso deve desacelerar o ritmo de novos derivativos, em favor de modelos de margem mais alta e um impulso na eletrificação.
Dois ex-executivos do Grupo Volkswagen – ambos nomeados diretores não executivos do Grupo McLaren no início de outubro – dirigirão a Automotive por um período interino. Eles são o ex-CEO da Porsche Michael Macht, que comandará o lado técnico e de operações, e Stefan Jacoby, que também trabalhou na GM e na Mitsubishi.
Vamos esperar para ver se finalmente essas duas marcas da Volkswagen anunciam oficialmente suas entradas na F1. A Audi nunca esteva na F1, mas a Porsche já e quase sempre obteve grande sucesso, não somente na F1, mas em todas as categorias do automobilismo mundial em que já participou nos últimos 60 anos.e
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