Porsche Cup: Thiago Vivacqua conquista vitória na Carrera Cup
sábado, 5 de abril de 2025 às 18:00
Porsche Cup 2025
Thiago Vivacqua venceu a prova de abertura da segunda etapa da Porsche Cup C6 Bank em Mogi Guaçu. O piloto carioca, que havia amargado a perda de um pódio certo há duas semanas com pneu furado, se beneficiou neste sábado de novo furo de pneu do pole e líder Marçal Muller, herdou a dianteira e controlou o ataque de Miguel Paludo e Chris Hahn no final.
Antonella Bassani mostrou ter se adaptado ao carro da Carrera Cup e conquistou seu primeiro pódio, em quarto lugar, com Miguel Mariotti em quinto vencendo na classe Carrera Sport depois de uma belíssima tomada de tempo e muitas voltas de guiada defensiva precisa segurando ataques sucessivos de Paludo. Em 21º, Leonardo Sanchez voltou a vencer na Carrera Rookie, ampliando sua vantagem à frente da tabela de pontos.
A nota decepcionante mais uma vez ficou para Marçal Muller, atual campeão da Carrera Cup. Como na primeira etapa, ele dominou o treino livre de sexta, o Q1 e o Q2 no sábado (desta vez, com direito a recorde absoluto da categoria em Mogi Guaçu na tomada de tempo). Como na abertura da temporada, ele liderou as voltas iniciais e vinha desenhando a conversão de pole em vitória… e, como na etapa inicial, teve um pneu furado durante a corrida frustrando seus planos.
Pela classe Challenge Gerson Campos anotou um Grand Chelem, o seu primeiro na Porsche Cup C6 Bank. Leonardo Herrmann foi segundo colocado, com Caio Castro, Caio Chaves e Mario Delara subindo no pódio. Delara voltou a vencer na classe Sport. Em oitavo, Daniel Neumann venceu pela terceira vez na classe Rookie, mostrando belo domínio na divisão de acesso.
A jornada foi concluída com a tomada de tempo da Trophy, sessão dominada por Neto Carloni, vencedor da etapa 1.
Neste domingo acontecem as últimas três provas do fim de semana, com a Trophy abrindo a programação. A seguir corre a Carrera e a Challenge fecha o dia.
Os vencedores do sábado, ambos, sortearam o número 6 após as cerimônias de pódio no Velocitta, determinando a respectiva inversão de grid para a jornada de domingo.
As corridas
Carrera
O pole Marçal Muller fez valer a vantagem de sair na frente e foi comboiado por Thiago Vivacqua e Miguel Mariotti. Miguel Paludo e Lucas Salles completaram o top5 na primeira volta. Salles logo ficou sob ataque de Chris Hahn, que trouxe à reboque Matheus Comparatto.
Eis que na volta 2 Hahn mergulhou por dentro de Salles na tomada da curva do Museu e Comparatto atacou por fora, em um belíssimo e limpo 3-wide. Salles foi leal e não forçou, mas perdeu duas posições no lance.
Comparatto então tratou de atacar Hahn, e logo atrás Marcos Regadas alcançou Salles e começou a sinalizar outra trajetória.
Mas os carros #17 e #70 se tocaram na tomada da Caipirinha na volta 4 perdendo terreno, mas não foi necessário entrar o safety-car.
Após cinco voltas, Muller liderava com mais de 1.5s sobre Vivacqua. Mariotti seguia em terceiro se defendendo de Paludo. Hahn era acossado por Comparatto, mas o #118 logo foi punido com drive-thru por queima de largada.
Na volta 7, Muller perdeu rendimento subitamente e foi engolido pelo pelotão. Vivacqua assumiu a liderança, seguido por Mariotti, Paludo, Hahn e Antonella.
Enquanto Mariotti liderava pela Sport desde o início, o primeiro da Rookie era Leo Sanchez, em vigésimo no geral.
Muller trocou pneu e voltou para a corrida, mas apenas em 28º e penúltimo lugar.
Após metade da corrida, Mariotti seguia firme segurando a vice-liderança e o assédio de Paludo. Mas Hahn se aproximava rapidamente, forçando o multicampeão a tomar uma atitude sobre o novato.
Vivacqua, apesar de ter pista livre pela frente, ia perdendo ritmo na ponta do pelotão. Mariotti era muito pressionado por Paludo e se defendia com sagacidade. Então na volta 13 Paludo mostrou todo seu repertório para mudar a linha na reta dos boxes e mergulhar por dentro na curva 1. Mariotti tentou defender, mas o eneacampeão já havia passado. Hahn ainda se beneficiou do episódio, assumindo a terceira posição. Ato contínuo: Antonella alcançou Mariotti, repetindo a briga pela classe Challenge na temporada passada.
Antonella então passou Mariotti na saída da curva 2 na volta 14, em manobra precisa. O #21 sustentava a posição de pódio geral e a liderança na Sport, mas os demais carros da divisão intermediária vinham em franco combate, envolvendo Alceu Feldmann, Josimar Junior, Alceu Feldmann Neto, Nelson Marcondes e Gustavo Zanon. Pela Rookie, a liderança permanecia firme com Leo Sanchez, em vigésimo no geral.
Na penúltima volta, Marcondes rodou no fim da reta principal. Feldmann Neto precisou adotar manobra evasiva, de forma que Zanon no mesmo lance herdou duas posições.
Vivacqua levou com segurança o #10 até a bandeirada, para vencer pela segunda vez em sua carreira na Porsche Cup C6 Bank. Paludo foi segundo, conquistando seu pódio de número 150 no evento. Hahn, Bassani e Mariotti, nesta ordem, completaram o pódio com o #21 vencendo na Sport. Em 21º, Sanchez repetiu a vitória na Rookie como primeira prova há duas semanas.
Challenge
O pole Gerson Campos freou muito dentro da curva 1 e Leonardo Herrmann ensaiou ataque, mas na saída da curva 2 prevaleceu o #82. Caio Castro fez grande largada e fechou a primeira volta em terceiro. Lucas Locatelli e Caio Chaves terminaram o giro no top5.
Mas Cecilia Rabelo, que havia largado em décimo, logo passou Chaves na abertura da volta 2, com uma tocada muito segura.
Em questão de três voltas, Gerson tinha mais de 2.5s de vantagem sobre Herrmann, que era muito pressionado por Caio Castro. Em quarto, Locatelli liderava na Sport, enquanto, em décimo, Claudio Reina era o primeiro na Rookie.
Na volta 5, Cecilia atacou Locatelli na tomada da curva 1, mas teve a porta fechada.
Com dez minutos de prova e 7 voltas completadas, Gerson tinha vantagem de 5.740s sobre Herrmann. Caio Castro era terceiro, enquanto Cecilia mais uma vez atacou Locatelli na curva 1. Mas o #177 aplicou um “xis” incontestável para segurar o quarto lugar e a liderança na Sport.
Na abertura da volta 9 foi necessária a intervenção do carro de segurança para resgate do carro de Heverton Cardoso, acidentado na curva de entrada da reta principal. A margem de Gerson Campos na liderança da corrida evidentemente foi vaporizada como consequência da neutralização de ritmo.
A relargada veio na abertura da volta 11. Gerson ditou bem o ritmo e segurou a liderança. Cecilia Rabelo ficou encaixotada atrás de Locatelli, mas Caio Chaves veio por fora passando os concorrentes. Cecilia e Locatelli imediatamente perderam rendimento, aparentemente com seus carros danificados.
Em uma volta de bandeira verde, Gerson abriu 1.499 sobre Herrmann, que foi enquadrado por Caio Castro. Caio Chaves e Mario Delara completavam o top5, enquanto em oitavo Daniel Neumann era primeiro na Rookie.
Eis que a direção de prova anunciou investigação sobre a relargada de Gerson Campos, que seguia intocável abrindo vantagem na frente do pelotão. Na penúltima volta, Sadak Leite rodou após ser tocado na curva 1. Mas retomou o traçado por conta própria, sem necessidade de nova presença do carro de segurança.
Gerson desapareceu na frente para ganhar com direito a conversão de pole em vitória, liderança de 100% das voltas e a melhor volta da prova. Herrmann foi segundo colocado, com Caio Castro e Caio Chaves a seguir. Em quinto, Mario Delara ganhou na Sport. Em oitavo, Daniel Neumann venceu pela terceira vez em três corridas da Rookie.
Trophy – Treino Classificatório
A sessão foi inaugurada com o quali da classe Sport e logo Gabriel Guper tratou de assumir a liderança. Eldo Umbelino e Lucas Lucco vinham imediatamente atrás.
Com o quali entrando em seus minutos finais, Guper baixou para 1:34.308, livrando praticamente 2s sobre Umbelino. Então Paulo Reales bateu a marca de Lucco e, na volta da bandeirada, o #777 foi ultrapassado também por Luis Eduardo Lopes.
Guper anotou a pole na divisão de entrada, seguido por Umbelino, Reales, Lopes e Lucco.
Então vieram os demais sete competidores da Trophy para fechar a jornada do sábado.
Depois de algumas voltas de aquecimento, Leticia Bufoni foi a primeira a anotar uma volta rápida, depois superada por Pedro Villela.
Pole e vencedor na etapa 1, Neto Carloni então assumiu a liderança, superando o tempo de Guper, com a marca de 1:33.415. Mas ele tinha mais ainda a evoluir e logo estabeleceu 1:32.791. Villela era o segundo na sessão, seguido por Neto Heil, Bufoni e Guper.
Na volta da bandeirada, Sergio Laurentys e Denis Ferrer entraram no top5, determinando a seguinte ordem de largada para a corrida de domingo: Carloni, Villela, Heil, Laurentys, Ferrer.
O que eles disseram:
“Deu tudo dentro do planejado. Estávamos ainda com receio do furo no pneu. Fomos extremamente agressivos com a estratégia de pneus aqui, usando pneus que não eram de quali. Desgastaram muito no fim e a pressão do Paludo e Hahn era enorme. No fim deu tudo certo, conquistando minha primeira vitória no ano e a segunda na categoria”
Thiago Vivacqua
“Bom nosso ritmo, estou feliz por tudo. Largar na pole é bom porque me permite olhar só pra frente. Vi que o pessoal atrás estava brigando e isso me ajudou também. Estatisticamente é muito bom ganhar duas de três corridas. Estou cansado apesar da vitória consistente. A pista estava muito suja e por duas vezes achei que meu pneu estava furado, mas estava era muito sujo e consegui largar. Então limpou na volta, mas os outros estavam provavelmente com a mesma dificuldade e deu para levar até o final”
Gerson Campos
“Foi uma corrida muito boa, nós largamos da pole na categoria Sport e terceiros na geral. No início tínhamos um ritmo muito forte, mas no final não conseguimos manter e acabamos tomando algumas ultrapassagens. Eu preferi focar somente na categoria Sport e o resultado foi muito positivo. Saímos com a vitória na categoria Sport e estou muito feliz, foi minha primeira vitória no campeonato e amanhã tem muito mais!”
Miguel Mariotti
“Esse sábado foi muito difícil, mas muito gratificante e o resultado veio. Hoje foi minha terceira corrida na Porsche Cup e segunda vitória na Sport, então, eu estou muito feliz. Nos treinos a gente só ficava para trás e o qualy foi longe do que esperávamos, eu venho trazendo 35kg de lastro extra no carro, estava um pouco mais difícil para guiar, mas durante a corrida conseguimos recuperar e no final deu tudo certo.”
Mario Delara
“A gente começou o ano muito forte e eu fico muito feliz com isso. Nós tivemos uma pré-temporada muito forte e eu tenho treinado bastante, fico feliz do nosso esforço estar sendo recompensado. Nessa corrida não estávamos numa posição muito boa, acabamos perdendo muitas posições na largada, mas recuperamos com um resultado positivo. Amanhã é outra corrida e vamos como se não tivesse acontecido nada.”
Daniel Neumann
“Falando sobre os pódios, eu acho que essa marca é o resultado de anos, de muito trabalho e dedicação, um trabalho em equipe de ter um carro competitivo e poder executar na pista. Eu tô levando meu nome, mas todo mundo faz parte disso. Em relação ao final de semana, está sendo muito melhor que na primeira etapa. Classificamos em quarto e estamos muito mais competitivos, eu falei na etapa passada que erramos no qualy do carro pro quali e estamos com outro acerto que se mostrou muito mais eficiente. Nosso ritmo de corrida tem sido sempre muito bom e repetimos isso. Saímos daqui com o segundo lugar e disputando a corrida inteira e até o final, o que é muito bom pro início do campeonato e a partir de agora é começar a marcar nossos competidores e finalizar todas as provas. Quero agradecer a Brandt e todos mundo que faz parte da equipe, esperamos ter um grande dia de novo amanhã”
Miguel Paludo
“O lastro do sucesso é algo que todo mundo quer, mas na hora que ele tá no seu carro, ele atrapalha bastante. Ainda mais aqui no Velocitta, uma pista que tem subidas e descidas. Minha meta era terminar a corrida entre os cinco primeiros e, no fim, conseguimos um resultado até melhor do que esperávamos. Espero que amanhã a sorte esteja do nosso lado novamente e que a gente consiga marcar muitos pontos novamente.”
Chris Hahn
“Eu tô muito feliz com o quarto lugar, acho que eu não esperava subir tanto e ter uma evolução tão rápida de uma etapa para outra. Amanhã a corrida com certeza vai ser melhor que a de hoje e eu tô muito feliz com o resultado até aqui.”
Antonella Bassani
“Muito bom repetir. Claro que a pole é o que todos esperam e agradeço meu coach, mecânicos e engenheiros. Largar na frente é o que todos buscam e espero que isso represente um ingrediente adicional de sorte para a corrida”
Neto Carloni
Porsche Cup C6 Bank – Etapa 2
Carrera Cup – Corrida 1
1. #10. Thiago Vivacqua 27:06.232
2. #7. Miguel Paludo +0.383
3. #26. Christian Hahn +1.635
4. #72. Antonella Bassani +4.666
5. #21. Miguel Mariotti (S) +9.041
6. #1. Alceu Feldmann (S) +10.258
7. #27. Josimar Junior (S) +17.158
8. #24. Gustavo Zanon (S) +17.235
9. #95. Alceu Feldmann Neto (S) +18.349
10. #14. Carlos Campos (S) +20.236
11. #30. Cristian Mohr (S) +20.425
12. #100. Sebá Malucelli (S) +24.427
13. #83. Marco Billi (S) +26.829
14. #888. Lineu Pires (S) +27.664
15. #51. Israel Salmen (S) +28.003
16. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +28.809
17. #77. Francisco Horta (S) +29.145
18. #87. Nelson Monteiro (S) +29.705
19. #17. Marcos Regadas (S) +30.420
20. #118. Matheus Comparatto +30.922
21. #15. Leo Sanchez (R) +31.350
22. #9. Edu Guedes (R) +34.553
23. #199. Nelson Marcondes (S) +38.495
24. #25. Paulo Sousa (R) +38.851
25. #12. Marco Pisani (R) +39.872
26. #99. Wagner Pontes (R) +55.107
27. #544. Marçal Muller +1:07.268
28. #11. Flavio Sampaio (R) +1:15.865
29. #2. Silvio Morestoni (R) – 4 voltas
DNF
#70. Lucas Salles
#29. Rodrigo Mello (S)
#33. Bruno Campos (R)
(S) Sport
(R) Rookie
Sprint Challenge – Corrida 1
1. #82. Gerson Campos 28:04.156
2. #23. Leonardo Herrmann +4.743
3. #22. Caio Castro +6.995
4. #54. Caio Chaves +8.550
5. #77. Mario Delara (S) +11.070
6. #177. Lucas Locatelli (S) +11.327
7. #45. José Moura Neto (S) +12.600
8. #21. Daniel Neumann (R) +13.548
9. #99. Claudio Reina (R) +14.601
10. #2. Rafa Brocchi (R) +21.744
11. #7. Luiz Souza (S) +22.949
12. #5. George Filho (S) +23.163
13. #32. Matheus Roque (S) +23.756
14. #129. Fernando Arruda (R) +25.454
15. #444. Markenson Marques (S) +25.872
16. #58. Claudio Simão (R) +31.322
17. #18. Ricardo Zylberman (R) +45.044
18. #66. Sadak Leite +46.526
19. #100. Raphael Bernardes (R) +48.599
DNF
#98. Cecilia Rabelo (S)
#36. Heverton Cardoso (R)
#33. William Araujo (R)
#14. Andre Gaidzinski (S)
(S) Sport
(R) Rookie
Sprint Trophy – Qualificatório
1. #111. Neto Carloni 1:32.791
2. #12. Pedro Villela +0.231
3. #331. Neto Heil +0.566
4. #72. Sergio Laurentys +0.786
5. #121. Denis Ferrer +1.221
6. #13. Leticia Bufoni +1.364
7. #3. Gabriel Guper (S) +1.517
8. #10. Nicholas Garfinkel +1.716
9. #22. Eldo Umbelino (S) +3.132
10. #11. Paulo Reales (S) +3.834
11. #45. Luis Eduardo Lopes (S) +3.855
12. #777. Lucas Lucco (S) +4.001
13. #911. Paulo Muzy (S) +4.274
14. #7. Adriano Valverde (S) +4.383
15. #5. Guilherme Figueiredo (S) +4.904
16. #84. Fabricio Simões (S) +5.250
17. #51. Rodrigo Arruy (S) +8.623
(S) Sport
Cronograma – Etapa 2 – Velocitta (atividades oficiais)
Domingo, 06 de abril
09:16 – 09:39 – Corrida – Trophy
12:10 – 12:38 – Corrida 2 – Carrera
12:49 – 13:17 – Corrida 2 – Challenge
porsche cup, sábado, VeloCittà
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.