Porsche Cup: Alceu Feldmann é o quarto vencedor diferente na Carrera após quatro corridas
domingo, 6 de abril de 2025 às 17:19
Porsche Cup 2025
Após duas etapas em três semanas no Velocitta, a Porsche Cup C6 Bank deixa o interior paulista com duas jornadas memoráveis na temporada de seu vigésimo aniversário. O domingo reservou três provas muito disputadas e mostrou que os carros de competição mais produzidos no planeta são capazes de proporcionar grandes espetáculos mesmo no traçado famoso por ser o de mais complicadas negociações de ultrapassagem no calendário. Na Carrera a vitória ficou com Alceu Feldmann, depois de largar em primeiro lugar, perder a ponta em contato com Thiago Vivacqua e superar o estreante Miguel Mariotti.
A vitória na Challenge foi de Leonardo Herrmann, sacramentada após uma memorável disputa de duas voltas envolvendo também Lucas Locatelli, Gerson Campos e Caio Chaves. Foi a primeira vitória do carro #23 no ano.
Neto Carloni por sua vez converteu pole em vitória na Trophy, também protagonizando um pega memorável com Lucas Villela para defender a posição. Ele tem duas poles e duas vitórias no ano, deixando Mogi Guaçu como o rei de sua divisão.
Quem também gabaritou sua passagem pelos 3.438m do traçado foi o novato Daniel Neumann, na Challenge Rookie. Ele venceu todas as corridas de que participou e celebrou especialmente o fato de ter subido no pódio domingo minutos depois de seu pai, Josimar Junior, ter subido no pódio geral da Carrera.
Na Carrera Rookie, Leonardo Sanchez esteve muito próximo de replicar a façanha de Neumann em Mogi Guaçu. O competidor do Porsche #15 venceu três corridas (sendo duas nesta etapa) e foi segundo colocado em outra, despontando como o nome a ser batido no seu subcampeonato. Ele atravessa sua melhor fase na Porsche Cup.
Além de vencer a corrida da Carrera, Feldmann triunfou na classe Sport. Lucas Locatelli esteve perto de fazer o mesmo, depois de controlar muito bem a pressão até a volta final. Mas o quarto lugar na prova rendeu também o triunfo em sua divisão, na prova mais emocionante do ano até aqui.
Depois de duas etapas, como normalmente acontece nos campeonatos do maior evento de GT da América Latina, a consistência tem feito a diferença. Eneacampeão do evento, Miguel Paludo tem 100% de pódios na Carrera Cup. A lição parece ter sido muito bem aprendida pelo atual campeão da Challenge Rookie, Caio Chaves, que neste ano disputa a Challenge geral: o novato do carro #54 também subiu no pódio em todas as provas.
Outro que merece muito destaque pelo que fez até aqui foi o atual campeão da Carrera, Marçal Muller. Como na abertura da temporada em Mogi, ele liderou treino livre e cravou a pole (desta vez, com direito a recorde absoluto do traçado). Como na estreia, sofreu com pneu furado no sábado enquanto liderava e escalou o pelotão de forma cinematográfica no domingo. Na etapa 2, seu salto foi de 27º no grid para quarto na bandeirada.
Tanta ação, disputas e drama não deixarão saudade, uma vez que a categoria retorna à pista dentro de apenas três semanas.
O palco não poderia ser melhor: Interlagos, onde a categoria arrancou em 2005, receberá a Porsche Cup C6 Bank pela primeira vez neste ano.
As corridas
Carrera
Saindo da primeira posição, Alceu Feldmann posicionou bem o carro no meio da pista. Chris Hahn tentou atacar Miguel Mariotti por fora, mas faltou espaço e precisou recolher o ataque. Antonella Bassani ficou encaixotada no meio da disputa e o principal favorecido foi Thiago Vivacqua, vencedor da véspera, que saltou de sexto no grid para a vice-liderança.
Hahn ficou na barreira de pneus da curva 2 e o carro de segurança foi ativado.
Feldmann liderava, seguido por Vivacqua, Mariotti, Antonella e Paludo. Em 13º depois de largar em vigésimo, Leo Sanchez liderava na Rookie. Outro salto considerável na primeira volta foi de Matheus Comparatto, de 18º para nono lugar.
A relargada veio na abertura da volta 3, enquanto era anunciada investigação do incidente entre Antonella e Hahn na curva 1. O top5 seguia inalterado, com forte pressão de Vivacqua sobre Feldmann. Os dois entraram na freada do Saca-Rolha emparelhados e faltou espaço.
Mariotti agradeceu e foi para a liderança na volta 4. Feldmann conseguiu seguir e era segundo. Paludo, Josimar Junior e Lineu Pires completavam a zona de pódio. Antonella teve que adotar ação evasiva e acabou também perdendo posições. Mas o prejuízo maior foi de Vivacqua, que recolheu para o box com o #10 sem condição de seguir na prova.
Na abertura da volta 7, Marçal Muller já aparecia em décimo enquanto os outros se digladiavam.
Mariotti seguia na liderança, mas Feldmann vinha abreviando sua vantagem. Paludo acompanhava de perto, seguido de Josimar e Lineu. Dentro do top10, Feldmann Neto trancou a porta para Muller na curva 1, mas não conseguiu segurar o #544 atrás dele no fim da Caipirinha.
Na volta 8, Feldmann começou a sinalizar trajetória agressiva para emparelhar com Mariotti. Àquela altura, a dupla da classe Sport tinha alguma margem sobre Paludo, que vinha em terceiro no geral.
Feldmann abriu a volta 11 a 0.277s de Mariotti, mas o campeão da Challenge no ano passado não dava brecha. Eis que na passagem seguinte Alceu entrou na reta bem colado e mergulhou por dentro na curva 1. Mariotti ainda tentou dar o troco, mas Alceu não deixou espalhar e manteve a ponta.
A corrida entrou nos cinco minutos finais e Paludo alcançou Mariotti. Muller, por sua vez, seguia escalando e era sétimo no início da volta 14.
Então na saída da curva da Mata um competidor ficou parado na barreira de pneus e foi acionado o carro de segurança, neutralizando o ritmo de prova.
A prova relargou para um sprint de uma volta
Feldmann segurou bem a ponta e Paludo fez belo ataque por fora sobre Mariotti. Muller também brilhou colocando seu carro em quarto na subida da Caipirinha.
Feldmann ganhou no geral e na Sport, com Paludo em segundo. Mariotti foi terceiro, com Muller e Josimar completando o pódio. Em 16º, Leo Sanchez venceu mais uma na Rookie.
Challenge
Lucas Locatelli fez valer a vantagem de sair na frente e foi acompanhado de Mario Delara. Caio Castro perdeu posições, enquanto Gerson Campos e Caio Chaves avançaram.
A volta 1 terminou com liderança de Locatelli, já muito pressionado por Chaves. Gerson era terceiro, com Leonardo Herrmann em quarto e Jose Moura Neto em quinto.
Então na volta 3 Herrmann surpreendeu Gerson na tomada da curva 5 e fez bela manobra para ser terceiro. Chaves continuava pressionando Locatelli, mas logo seria também alcançado por Herrmann.
E o #23 desenhou bem a linha para passar Chaves na curva 1 na abertura da quarta volta. Em nono, Daniel Neumann liderava na Rookie.
Depois de dez minutos de corrida, Locatelli liderando na Sport e no geral, conseguiu livrar 1.824s de margem para Herrmann. Este levava 1.145 para Chaves. Gerson e Caio Castro apareciam a seguir.
Na abertura da volta 9, Gerson atacou Chaves por fora na curva 1 e, logo atrás, Moura Neto também replicou a manobra sobre Caio Castro. Mas nenhuma delas surtiu efeito.
Então o vice-líder alcançou o líder, o quarto chegou no terceiro, e o sexto no quinto em três pegas separados muito disputados. Locatelli bloqueava com habilidade as investidas do carro prateado de Herrmann. Gerson tentava achar uma linha para emparelhar com Chaves, e Moura Neto acabou ultrapassado por Sadak Leite ao tentar ataque a Caio Castro.
Herrmann abriu a penúltima volta embutido no líder. Chaves e Gerson chegaram para a disputa.
E foram para duas voltas eletrizantes no Velocitta.
Herrmann mergulhou decidido na tomada da curva 1. Chaves foi no vácuo e passou para segundo. Gerson acompanhou com perícia. Mas Chaves queria a vitória e foi acossado por Chaves até o Saca-Rolha.
Herrmann foi o primeiro a ver a quadriculada. Chaves e Gerson passaram com 0.3s de margem entre eles a seguir. Locatelli foi quarto, vencendo na Sport. Caio Castro segurou o último lugar disponível no pódio e, em nono, Daniel Neumann manteve 100% de aproveitamento na Rookie.
Trophy
Quando foi acionada a bandeira verde, Neto Carloni segurou a liderança com tranquilidade depois de sair em primeiro. Nicholas Garfinkel surpreendeu Gabriel Guper após a Caipirinha e avançou para sexta posição.
Os cinco primeiros depois de duas voltas eram Carloni, Pedro Villela, Sergio Laurentys, Denis Ferrer e Leticia Bufoni. Guper vinha a seguir, liderando na Sport.
Na volta 3, Garfinkel tentou repetir sobre Bufoni a mesma manobra que fizera sobre Guper. Mas freou muito dentro e a campeã mundial de skate aplicou um “xis”, em trajetória que foi seguida por Guper. Mas na reta Oposta Garfinkel novamente passou o concorrente do carro #3.
Os quatro primeiros vinham separados por cerca de 3s entre si depois de 4 voltas. Então as principais disputas da prova ficaram por conta dos competidores da Sport, envolvendo Lucas Lucco, Paulo Reales, Adriano Valverde e Guilherme Figueiredo.
Eis que na volta 6 Reales perdeu a traseira de seu carro na saída da curva 5, e Valverde, que vinha na referência, também acabou rodando. Figueiredo então avançou duas posições, subindo para quinto na divisão.
Com metade dos 20 minutos de prova na história, Pedro Villella começou a tirar diferença do líder Neto Carloni. Eles abriram a volta 8 separados por 1.840s. Guper seguia em sétimo no geral e liderança na Sport, tentando mais uma vez passar Garfinkel.
A volta 9 foi aberta com margem na liderança inferior a 1s entre os dois primeiros da corrida. E Carloni logo precisou recorrer a linhas defensivas para evitar abrir a porta a um ataque de Villela.
Na abertura da volta 11, Villela mergulhou por dentro na tomada da curva 1. Carloni leu a manobra com astúcia e deixou a porta escancarada, para retomar aceleração bem antes e aplicar um “xis” de almanaque e ficar na liderança.
Carloni tentava manter o carro sempre dentro das linhas brancas, travando qualquer tentativa, enquanto Villela usava cada palmo do asfalto do Velocitta e até algo além dele, abanando o carro #12 para tentativa de ataque. Ele inclusive chegou a emparelhar, mas Carloni tinha a trajetória preferencial e ficou à frente.
A batalha seguiu até a tomada do Saca-Rolha na volta final. Villela tentou o mergulho, os carros tiveram contato lateral. Carloni seguiu até a bandeirada para ganhar pela segunda vez no ano e terceira consecutiva. Laurentys terminou em segundo, aproveitando a saída de pista de Villela em seu ataque final. Este foi terceiro. Denis Ferrer e Leticia Bufoni, nesta ordem, completaram o pódio.
Pela Sport Gabriel Guper venceu com o sétimo lugar geral, seguido por Eldo Umbelino e Luis Eduardo Lopes.
O que eles disseram:
“A experiência acaba vencendo durante a corrida, porque os jovens são mais rápidos mas gastam muito pneu e o equipamento. Nós, mais velhos, somos mais lentos mas conservamos melhor os pneus. Fico muito feliz com a vitória”
Alceu Feldmann
“Essa foi suada! Consegui uma bela largada como a gente esperava e vi que tinha ritmo pois estava de pneus novos. Consegui ultrapassar o Gerson e o Caio e fui mirando pra frente o Lucas. Foi chegando, mas perdi um pouco ritmo por causa do cansaço. No fim achei uma chance e senti que era a chance de mergulhar. E então fui e deu certo”
Leonardo Herrmann
“Pedrinho está de parabéns: é novo e botou pressão no velhinho, que cansa… O novinho não cansa (risos). Fico muito contente com o resultado e dedico para minha família a vitória. Meu plano neste ano é dar sequência aqui, para quem sabe subir de categoria depois”
Neto Carloni
“Ganhei na Sport e larguei na frente da geral e conduzi muito bem a corrida toda. Mas fui um dos que estavam sem pneu novo e ficou muito difícil no final. Sabia que os outros três não eram da minha divisão, então pensei na vitória na Sport. No fim funcionou, deu quarto no geral e primeiro na minha categoria”
Lucas Locatelli
“Corrida bem competitiva. O Nicholas estava bem e segurei a liderança na Sport até o final. O importante é sempre evoluir, foi minha segunda corrida da vida e nesta já andei muito melhor. Vamos trabalhar para ir melhorando, Estou muito feliz”
Gabriel Guper
“Essa etapa foi muito boa, larguei hoje numa posição melhor e consegui fazer uma boa largada novamente, principalmente não me envolver em acidentes. Eu consegui fazer uma boa estratégia tanto hoje quanto ontem e me manter numa posição boa, mantendo o ritmo junto com pilotos da Sport e da Carrera. Errei um pouco, desgastando o pneu, o que me fez perder algumas posições, mas não para ninguém da minha categoria. Agora é manter esse ritmo para as próximas etapas e ficar na liderança.”
Leo Sanchez
“É muito especial quando tudo dá certo. Hoje foi um dia incrível, primeiro com a corrida de meu pai [Josimar Junior], se garantindo que só ele. E depois com tudo dando certo na minha bateria. Vamos para casa muito felizes hoje”
Daniel Neumann
“O final de semana foi muito positivo para a nossa equipe. Na corrida de ontem tivemos um ritmo excelente e chegar em segundo hoje, depois de largar em quinto, foi ótimo. Tivemos uma corrida inteligente, depois do safety car eu poupei mais o carro, porque eu sabia que se ficasse verde no final eu iria precisar dos meus pneus, hoje está mais quente que ontem, então, o desgaste é maior. Consegui aproveitar muito bem a relargada para conquistar o segundo lugar e subir mais a minha pontuação. Saímos muito contentes e satisfeitos, tivemos um ritmo imprimido muito bom e o encaixamos bem o qualy. Quero agradecer a todo mundo da equipe e meus parceiros da Brandt. Mal posso esperar por Interlagos”
Miguel Paludo
“Tem que ter cabeça, pontuar e pensar no campeonato como um todo, não apenas na corrida. Terminei todas as provas, todas no pódio e sei que isso vai fazer a diferença no final”
Caio Chaves
“Esse pódio posso considerar uma vitória porque saímos de 27º lugar e fomos ao pódio de forma limpa, sem bater em ninguém. Estava difícil de pilotar o carro do final por causa da calibragem dos pneus, mas estamos vivos e vamos lutar pelo campeonato enquanto houver chances”
Marçal Muller
Porsche Cup C6 Bank – Etapa 2
Carrera Cup – Corrida 2
1. #1. Alceu Feldmann (S) 27:52.435
2. #7. Miguel Paludo +0.441
3. #21. Miguel Mariotti (S) +2.324
4. #544. Marçal Muller +4.187
5. #27. Josimar Junior (S) +5.570
6. #888. Lineu Pires (S) +5.790
7. #118. Matheus Comparatto +6.006
8. #72. Antonella Bassani +6.330
9. #14. Carlos Campos (S) +7.016
10. #100. Sebá Malucelli (S) +7.302
11. #95. Alceu Feldmann Neto (S) +7.773
12. #17. Marcos Regadas (S) +8.033
13. #199. Nelson Marcondes (S) +8.523
14. #30. Cristian Mohr (S) +8.858
15. #80. Rouman Ziemkiewicz (S) +10.150
16. #15. Leo Sanchez (R) +10.442
17. #87. Nelson Monteiro (S) +10.719
18. #70. Lucas Salles +11.125
19. #51. Israel Salmen (S) +11.473
20. #83. Marco Billi (S) +12.039
21. #9. Edu Guedes (R) +12.519
22. #29. Rodrigo Mello (S) +12.702
23. #33. Bruno Campos (R) +12.998
24. #2. Silvio Morestoni (R) +14.240
25. #25. Paulo Sousa (R) +14.885
26. #11. Flavio Sampaio (R) +15.613
27. #99. Wagner Pontes (R) +15.896
28. #77. Francisco Horta (S) +48.651
29. #12. Marco Pisani (R) -1 volta
30. #24. Gustavo Zanon (S) -4 voltas
DNF
#10. Thiago Vivacqua
#26. Christian Hahn
(S) Sport
(R) Rookie
Sprint Challenge – Corrida 2
1. #23. Leonardo Herrmann 28:01.186
2. #54. Caio Chaves +0.328
3. #82. Gerson Campos +0.637
4. #177. Lucas Locatelli (S) +2.825
5. #22. Caio Castro +10.263
6. #66. Sadak Leite +10.599
7. #45. José Moura Neto (S) +15.390
8. #77. Mario Delara (S) +20.688
9. #21. Daniel Neumann (R) +23.669
10. #5. George Filho (S) +24.878
11. #32. Matheus Roque (S) +26.515
12. #129. Fernando Arruda (R) +31.461
13. #33. William Araujo (R) +32.378
14. #99. Claudio Reina (R) +38.745
15. #7. Luiz Souza (S) +47.801
16. #2. Rafa Brocchi (R) +53.818
17. #444. Markenson Marques (S) +54.301
18. #14. Andre Gaidzinski (S) +54.700
19. #100. Raphael Bernardes (R) +1:04.627
20. #58. Claudio Simão (R) +1:19.179
21. #36. Heverton Cardoso (R) +1:19.848
22. #98. Cecilia Rabelo (S) -1 volta
23. #18. Ricardo Zylberman (R) -1 volta
(S) Sport
(R) Rookie
Sprint Trophy – Corrida
1. #111. Neto Carloni 22:13.397
2. #72. Sergio Laurentys +5.542
3. #12. Pedro Villela +10.134
4. #121. Denis Ferrer +110.307
5. #13. Leticia Bufoni +12.650
6. #10. Nicholas Garfinkel +14.334
7. #3. Gabriel Guper (S) +14.826
8. #22. Eldo Umbelino (S) +17.928
9. #45. Luis Eduardo Lopes (S) +22.622
10. #331. Neto Heil +38.593
11. #777. Lucas Lucco (S) +57.163
12. #5. Guilherme Figueiredo (S) +1:04.137
13. #7. Adriano Valverde (S) +1:14.143
14. #84. Fabricio Simões (S) +1:23.103
15. #11. Paulo Reales (S) +1:23.197
16. #51. Rodrigo Arruy (S) +1:23.919
17. #911. Paulo Muzy (S) +1:24.454
(S) Sport
domingo, porsche cup, VeloCittà
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.