Pirelli não acredita em truque da McLaren com os pneus
domingo, 3 de novembro de 2024 às 10:50
McLaren
A FIA começou a investigar alegações de que a McLaren pode estar usando um método ilegal envolvendo a inserção de água em seus pneus.
Esta acusação se soma à rivalidade técnica em curso entre Red Bull e McLaren no campeonato mundial de 2024, após disputas anteriores sobre asas traseiras “mini DRS” e alturas ajustáveis de carro.
De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, a Red Bull suspeita que a McLaren e possivelmente outras equipes estão tentando resfriar seus pneus internamente inserindo água através das válvulas. “A FIA já está investigando as acusações”, informou a revista alemã de Interlagos.
Mario Isola, chefe da divisão F1 da Pirelli, expressou surpresa com as afirmações quando ouviu falar delas pela primeira vez. “Tive que descobrir por mim mesmo do que se tratava e como funcionava”, observou ele.
Aparentemente, a Red Bull explorou essa tática anos atrás, mas a FIA posteriormente fechou a brecha. Agora, a Red Bull suspeita que ex-membros da equipe, que desde então passaram para a McLaren e outras equipes, estejam possivelmente reintroduzindo a técnica.
Isola explicou: “Parte da água evapora, parte permanece líquida. Isso permite que o calor seja dissipado mais facilmente no aro. No entanto, a pressão não pode mais ser controlada também com a maior umidade no pneu. A pressão aumenta mais, reduzindo o desempenho”.
Ele confirmou que colaboraria com o órgão dirigente da F1 para descobrir se as equipes estão de fato empregando essa técnica, mas não acredita nisso. A FIA não fez uma declaração oficial sobre o assunto.
f1, fia, formula 1, mario isola, mclaren f1, noticias f1, pirelli f1, pneus, red bull f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.