Pirelli F1: GP do Bahrain – McLaren lidera a ação de sexta-feira

sexta-feira, 11 de abril de 2025 às 16:55

Oscar Piastri – Bahrain 2025

A McLaren de Zak Brown e Andrea Stella liderou a tabela de tempos ao final do primeiro dia de treinos livres para o GP do Bahrain. Lando Norris e Oscar Piastri foram claramente os mais rápidos no TL2, a sessão mais importante do dia, pois ocorreu em temperaturas semelhantes às que os pilotos enfrentarão amanhã na classificação e no domingo na corrida. Norris também foi o mais rápido no TL1, com 1min33s204. Na segunda hora, a dupla papaia foi a única a superar a barreira de 1min31s, com Piastri registrando 1min30s505 e Norris 1min30s659.

O DIA NA PISTA

Durante as duas horas de treinos livres de sexta-feira do ano passado, não houve sinal do composto C1, mas hoje a situação foi completamente diferente. Sete equipes mandaram seus pilotos para a pista com um dos conjuntos de pneus Duros disponíveis, com exceção de Red Bull, Williams e Haas.

A distribuição das voltas por composto de hoje é a seguinte: 184 voltas (19,41%) para o C1, 355 com o C2 (37,45%) e 409 com o C3 (43,14%).

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE DA PIRELLI

“Como sempre acontece nos GPs em que parte do programa é realizada sob iluminação artificial, há algumas sessões de treinos livres que são mais úteis do que outras para tirar conclusões para o restante do fim de semana. Vimos isso hoje, com apenas o TL2 fornecendo informações úteis para amanhã e domingo. 

“É claro que todas as equipes tinham uma grande quantidade de dados para trabalhar, pois elas e todos os pilotos realizaram três dias de testes de pré-temporada aqui. No entanto, as condições são muito diferentes agora, com temperaturas muito mais altas, se pensarmos que às 18 horas a temperatura da pista chegou a 38°C, enquanto durante os testes nunca passou de 19°C. 

“O ponto mais importante a ser levado em conta hoje é que não veremos uma repetição do que vimos em Suzuka há uma semana, embora os compostos dos pneus sejam os mesmos. As condições da pista e do clima são muito diferentes e vimos nos stints longos de hoje que o nível de degradação térmica dos pneus, não apenas no eixo traseiro, mas em alguns casos também no dianteiro, era muito alto. Portanto, é fácil imaginar uma corrida com duas paradas, com todos os três compostos potencialmente desempenhando seu papel. Não é coincidência que, ao contrário do ano passado, sete equipes já tenham utilizado um jogo de pneus duros. 

“Não vimos nenhum problema específico em termos de desgaste dos pneus, com um nível muito baixo de abrasão da superfície.”

FÓRMULA 2

A temporada da Fórmula 2 da FIA recomeça no Bahrain duas semanas depois de um teste oficial de três dias nesta pista. Os compostos Duro e Macio indicados pela Pirelli são os mesmos utilizados no ano passado. Ignorar o composto do meio da gama permite uma maior diferença de performance e degradação entre os dois, acentuando o papel da estratégia na corrida. Na Sprint, o Macio deve ser a escolha preferida, mesmo que as altas temperaturas possam aumentar a necessidade de gerenciar o composto para evitar a degradação térmica. Na Feature Race, largar com Macios pode ajudar o piloto a ganhar algumas posições nas primeiras voltas, aproveitando ao máximo a facilidade de ultrapassagem na pista de Sakhir. Quanto aos que largam com os pneus Duros, eles tentarão atrasar o máximo possível o pit stop para aproveitar ao máximo a aderência extra dos Macios nos estágios finais.

No treino classificatório desta tarde, o italiano Leonardo Fornaroli (Invicta Racing) fez o tempo mais rápido em 1min44s008. O campeão da Fórmula 3 de 2024 superou o veterano da categoria, Victor Martins (ART Grand Prix), por 155 milésimos. Em terceiro lugar ficou o piloto inglês Luke Browning (Hitech TGR, 1min44s292), que entre os treinos livres e a classificação também foi um dos pilotos estreantes na primeira sessão da F1, com a Williams, bem como seu companheiro de equipe na F2, Dino Beganovic, nono na classificação com 1min44s765.

FÓRMULA 3

É a segunda etapa da temporada da Fórmula 3 depois de Melbourne. Sakhir tem uma superfície de pista muito abrasiva e os pneus sofrem um estresse térmico significativo, devido às altas temperaturas, mas também às fases de tração e frenagem, portanto, a única opção de composto para esse fim de semana teve de ser o Duro. Os jovens da Fórmula 3 certamente aproveitaram ao máximo os três dias de testes nesta pista, duas semanas antes do fim de semana da corrida, para aprender a gerenciar melhor a degradação no novo Duro, que está fazendo sua primeira aparição na temporada.

Na classificação desta tarde, o brasileiro Rafael Camara (Trident) conquistou a pole position com o tempo de 1min49s214, à frente do inglês Callum Voisin (Rodin Motorsport, 1min49s370) e do austríaco Charlie Wurz (Trident, 1min49s618).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.