Pirelli F1 – GP de Portugal: compostos mais duros da gama para as grandes exigências
sexta-feira, 23 de outubro de 2020 às 8:00
Pneus 2020
POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS
A montanha-russa de subidas e descidas do circuito português de Portimão, no Algarve, é uma novidade para a Fórmula 1. Para o primeiro Grande Prêmio da Fórmula 1 em Portugal desde 1996, foram escolhidos os três pneus mais duros da gama: C1 como P Zero Branco duro, C2 como o P Zero Amarelo intermediário e o C3 como o P Zero Vermelho macio.
Esta seleção foi feita para lidar com as grandes demandas do circuito ondulado. Embora seja uma pista moderna, tem um toque de velha guarda.
Ninguém sabe exatamente o que esperar de Portimão na Fórmula 1, mas a Pirelli tem alguma experiência anterior na pista com carros GT. No entanto, uma escolha conservadora foi feita ao nomear os pneus mais duros da gama – a fim de cobrir todas as eventualidades.
Embora a corrida ocorra em outubro, ainda são possíveis temperaturas quentes superiores a 25 graus centígrados no sul de Portugal.
Pela primeira vez neste ano, há um afastamento da seleção padrão de oito macios, três médios e dois duros. Em Portugal (e na Turquia, no próximo mês), os pilotos receberão sete conjuntos de macios, três conjuntos de médio e três conjuntos de duros. Isso é para atender à severidade esperada dessas duas pistas.
Durante a primeira meia hora de TL2 em Portimão, todas as equipes testarão protótipos de pneus slick de 13 polegadas não marcados para o próximo ano, de acordo com um plano de teste a ser definido pela Pirelli. Isso validará o desenvolvimento de pneus para 2021: a temporada final das 13 polegadas na F1.
CARACTERÍSTICAS DA PISTA
A pista ondulada contém 15 curvas e uma longa reta, com a última curva muito longa para a direita (Galp) colocando muita energia, em particular, nos pneus.
Há uma grande variedade de curvas: uma das razões pelas quais Portimão foi escolhido como local de testes da F1 no início de temporada de 2009. Os pneus estão sujeitos a demandas de energia laterais e, principalmente, longitudinais, devido à forte frenagem, o que representará um desafio considerável. Como de costume em qualquer novo circuito, os dados coletados nos treinos livres serão vitais para estabelecer essas informações e formular a estratégia certa.
O circuito é bastante largo com até 14 metros, o que deve ajudar nas ultrapassagens.
A pista foi totalmente repavimentada há algumas semanas, então o novo asfalto é uma incógnita: pode ter características diferentes da superfície anterior.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI
“Pela primeira vez entramos em uma rodada dupla com dois circuitos que são novos para a Fórmula 1 em sua era híbrida: começando com Portimão, que faz sua estreia em grandes prêmios. Embora a Fórmula 1 nunca tenha corrido lá antes, temos alguma experiência desta pista através do GT e do Mundial de Superbike, o que nos dá uma boa ideia do que esperar. É um local absolutamente espetacular e achamos que os pilotos vão adorar correr lá. Portimão é bastante exigente com pneus e isso pode ser acentuado pelo tempo quente, é por isso que trouxemos os três compostos mais duros. Também ajustamos a seleção de pneus padrão neste fim de semana, com os pilotos recebendo um conjunto extra de duros e um conjunto a menos de macios. No TL2, os pilotos vão experimentar os pneus de 13 polegadas do próximo ano pela primeira vez durante a meia hora de abertura da sessão. Como de costume, este será um teste ‘cego’, então os pilotos não saberão exatamente o que estão testando.”
OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI
O maior evento do calendário do automobilismo da Pirelli acontece no mesmo fim de semana do Grande Prêmio de Portugal: as 24 Horas de Spa. Equipando todo o grid e seus eventos de suporte, a Pirelli traz 13.000 pneus para o clássico de resistência belga.
No mesmo ano em que há três grandes prêmios de F1 na Itália, um segundo evento do Campeonato Mundial de Rali foi anunciado em território italiano. O Monza Rally Show vai encerrar o WRC deste ano de 4 a 6 de dezembro, com cerca de 220 quilômetros de etapas especiais dentro e envolta do circuito de Monza, a apenas meia hora da sede da Pirelli, em Milão.
Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!
comentarios f1, Comente sobre formula 1, gp portugal 2020 f1, gp portugal f1, mario isola, melhor conteudo f1, melhor site f1, pirelli, pirelli f1, podcast f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.