Pirelli F1: GP de Mônaco – Um bom equilíbrio no primeiro dia de treinos

sexta-feira, 26 de maio de 2023 às 16:40

O QUE APRENDEMOS

Max Verstappen foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres em Mônaco. Durante a segunda sessão, o piloto da Red Bull estabeleceu o tempo de 1min12s462 em um novo conjunto de pneus P Zero Vermelho macios. Charles Leclerc, pole position no ano passado, foi seis centésimos de segundo mais lento, com sua melhor volta em 1min12s527, superando seu companheiro de equipe, Carlos Sainz (1min12s569). O espanhol liderou boa parte do TL2, mas encerrou o dia prematuramente quando bateu nas barreiras de proteção no trecho da “Piscina” faltando cerca de 15 minutos para o fim da sessão, causando uma bandeira vermelha.

Além de ser o mais rápido com os pneus macios, Verstappen também cravou o melhor tempo do dia com o pneu médio (1min13s312), enquanto Sainz foi o melhor com o duro (1min13s808).

Os pneus utilizados hoje mostram que é possível recuperar a aderência após uma volta no limite, se os pilotos forem capazes de resfriá-los corretamente. Durante a classificação, portanto, deve ser possível permanecer na pista por mais tempo, tentando aproveitar ao máximo as mudanças nas condições de tráfego.

Com a sessão tendo início às 17h (no horário local), o asfalto ficou significativamente mais frio no TL2, em parte porque a quantidade da pista que estava na sombra aumentou à medida que o sol se punha. De fato, a temperatura caiu da máxima de quase 47°C atingida durante o TL1 para uma mínima de 39°C no final do dia.

Durante o TL1 as equipes testaram o P Zero Branco duro e o P Zero Amarelo médio. O melhor tempo neste último composto foi estabelecido por Carlos Sainz (Ferrari), com 1min13s372, três décimos mais rápido que Fernando Alonso (Aston Martin). Lewis Hamilton (Mercedes) terminou a sessão no terceiro lugar, com 1min14s035. O TL1 foi interrompido duas vezes por bandeiras vermelhas: a primeira faltando cerca de 20 minutos para o fim, após um impacto de Nico Hulkenberg (Haas) contra as barreiras de proteção na Nouvelle Chicane; o outro com três minutos restantes por causa de um acidente de Alex Albon (Williams) que bateu nas grades de proteção na Sainte Dévote, encerrando a sessão mais cedo.

Simone Berra – Engenheiro chefe

“É sempre um grande espetáculo ver carros de Fórmula 1 rodando por uma pista tão fascinante e única como Mônaco e hoje foi mais uma confirmação disso. Em termos de comportamento dos pneus, não tivemos surpresas particulares. Todos os três compostos foram usados em uma pista que mudou significativamente do início ao fim dos treinos de hoje. As diferenças de desempenho entre duro, médio e macio estão de acordo com as simulações e, em minha avaliação, deve-se levar em conta o comprimento relativamente curto deste traçado. Normalmente, as diferenças aqui são pequenas, mas este ano parecem ser ainda menores, porque na era híbrida nunca vimos uma diferença de apenas sete décimos entre o primeiro e o décimo pilotos mais rápidos no TL2. Portanto, será ainda mais importante estar na pista no momento certo para poder andar forte. E com isso em mente, vale ressaltar que hoje vimos que mesmo o composto mais macio permite mais de uma volta rápida, se bem administrado em termos de recuperação de aderência. É uma característica do pneu que introduzimos no ano passado e que já foi destacada recentemente em outros circuitos, como Baku.” 

DTM

A Pirelli estreou hoje como fornecedora oficial do DTM na primeira etapa do campeonato alemão, em Oschersleben. Os 28 carros inscritos na série, de seis fabricantes diferentes, são equipados com P Zero DHFs para condições secas e Cinturato WHAs em caso de chuva. Os pneus são projetados especificamente para carros GT e provaram ser muito versáteis nos vários campeonatos diferentes fornecidos pela Pirelli. O calendário do DTM inclui mais sete rodadas, com o final da temporada em Hockenheim, entre os dias 20 e 22 de outubro.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.