Pirelli está otimista com novo formato de classificação
sábado, 10 de junho de 2023 às 11:20
Pneus Pirelli
No GP de Imola, que foi cancelado pelas enchentes próximas, a Fórmula 1 deveria experimentar um novo formato de classificação. O chefe da Pirelli, Mario Isola, destacou os benefícios do novo plano.
Durante o Q1, os pilotos só poderiam usar pneus duros, enquanto no Q2 os médios seriam colocados e no Q3 eles poderiam usar a borracha mais macia. Falando ao site Formu1a.uno, o italiano elabora os novos planos.
“Acredito no novo formato de classificação não só porque deve ajudar a trazer menos pneus, cerca de 160 a menos, mas também para ampliar as opções antes da corrida”, explicou ele.
Isso ocorre devido ao número de pneus disponíveis. Com o novo formato, as equipes terão três conjuntos de duros, quatro conjuntos de médios e também quatro conjuntos de macios disponíveis durante todo o fim de semana.
Ele acredita que isso afetará não apenas a classificação, mas todo o fim de semana da corrida. “Agora, para manter alguns macios para a classificação, as equipes usarão mais médios e duros durante os treinos livres e a corrida”, comentou.
Como as equipes agora terão que usar pneus duros e compostos médios durante a classificação, mais uso de macios pode ser feito durante os treinos livres e a corrida, o que, por sua vez, pode produzir novas estratégias interessantes. Afinal, a maioria dos compostos mais duros já foram usados e, portanto, não são mais novos.
classificação, f1, formato, formula 1, mario isola, pirelli f1, pneus, treinos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.