Pirelli busca idéias das equipes da Formula 1 para os pneus de 2012
quarta-feira, 6 de julho de 2011 às 12:03
O diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, afirmou que a companhia quer discutir idéias para uma grande mudança nas regras dos pneus em 2012 – além de buscar uma solução urgente para a falta de testes.
“Os testes são um problema genuíno”, declarou Hembery ao site Autosport. “O fato de não termos acesso aos carros atuais continua sendo um problema para o futuro, e parece que ninguém quer nos dar uma resposta ou uma solução”.
“Mesmo com a Toyota fazendo um bom trabalho, só é possível ir até certo ponto antes de não termos acesso aos testes. Queremos ser uma boa parceira para a categoria e tentar fornecer o melhor produto, mas até podermos testar e verificar nossos resultados, está se tornando um pouco mais difícil”.
Hembery disse que, apesar do carro da Toyota ter sido valioso em suas preparações para 2011, o projeto agora está ficando desatualizado com o regulamento mudando tanto.
“O carro não tem o tanque de combustível do tamanho certo e não tem o DRS. O regulamento de 2013 provavelmente terá menos pressão aerodinâmica e mais velocidade máxima, portanto precisamos conversar e encontrar uma solução”.
“É fácil para as equipes dizer ‘não’. Mas nós realmente precisamos de uma solução que não leve a acusações de que estamos favorecendo uma delas. Não estamos interessados nisso”.
“Só queremos fazer o nosso trabalho da melhor maneira possível, e não queremos favorecer ninguém entre nós e as equipes. Nossa intenção é encontrar uma solução profissional, e temos de dizer que, com a colaboração que tivemos até agora, encontraremos uma solução”.
“Talvez façamos sessões de teste onde trocaríamos de carro a cada uma delas. Ou onde todos os carros tenham a eletrônica da McLaren a fim de que possamos bloquear o canal para a equipe visando evitar que os dados dos testes possam ser lidos, ou podemos disponibilizá-los para todos. Há várias maneiras de fazer”.
Hembery disse que, além do problema dos testes, ele quer discutir mudanças mais amplas com as equipes – incluindo revisões nas regras dos pneus para a Q3 e a possibilidade de pneus de classificação.
“Nós provavelmente conversaremos em alguma corrida logo depois do verão – talvez até setembro”, explicou Hembery. “Vamos nos reunir com eles e dizer ‘isso é o que aprendemos neste ano, isso é o que acreditamos que podemos fazer melhor por vocês, e vocês querem que seja feito?'”
“As equipes precisam nos dizer o que querem, é claro, porque elas decidem qual caminho devemos seguir. Somos uma parceira das equipes, e elas também precisam dar seu ponto de vista. Podemos ter todas as idéias do mundo, mas se elas não quiserem, não será feito”.
autoracing, competição, diretor, equipes, f1, falta, fornecedora, ideias, mudanças, noticias, Paul Hembery, pirelli, pneus, regulamento, soluções, testes
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.