Pilotos da F1 querem esclarecimentos sobre demissões da FIA

quinta-feira, 28 de novembro de 2024 às 17:16

FIA

George Russell, que é o presidente das GPDA, Associação dos Pilotos de Grand Prix (F1), levantou preocupações sobre os pilotos serem deixados no escuro sobre mudanças significativas na FIA depois que mais duas figuras importantes foram demitidas antes do GP do Catar neste fim de semana.

Hoje mais cedo, o Autoracing relatou que o comissário da FIA Tim Mayer e agora a vice-diretora de corrida da Fórmula 2 Janette Tan deixaram o órgão regulador.

A saída de Tan significa que Rui Marques, que foi convocado para o papel de diretor de corrida da F1 depois que Neils Wittich foi demitido antes do GP de Las Vegas, será dividido entre os papéis de diretor de corrida na F1 e F2 no Catar neste fim de semana.

“Eu sei o quão difíceis são esses dois trabalhos”, disse Mayer à BBC. “Gosto muito do Rui, mas isso o colocará sob uma pressão incrível.”

“Não há muitos diretores de corrida da FIA de ‘nível platina’, que é a certificação de nível mais alto da FIA. Eu sou um deles.”

“É muito trabalho e, se você estiver fazendo o trabalho direito, você acorda todos os dias com uma úlcera pensando em todas as várias coisas que você precisa pensar.”

“Eles (FIA) não estão fazendo nenhum favor a si mesmos. Eles estão literalmente ficando sem pessoas para fazer esses trabalhos.”

Quando George Russell foi questionado sobre as mudanças, ele levantou preocupações de que os pilotos souberam sobre as mudanças pela mídia.

“Justo quando pedimos transparência e consistência, estamos nos livrando de duas pessoas muito importantes no órgão regulador. Ele se foi completamente”, disse ele.

“Ainda não temos nenhuma justificativa para a remoção de Niels [Wittich]. Não acho que alguém tenha sido informado sobre a saída de Tim [Mayer].”

“A primeira vez que ouvi sobre o novo diretor de corrida na Fórmula 2 neste fim de semana foi pela imprensa. Naturalmente, em qualquer organização, se você tem pessoas saindo ou trocando de pessoal, nunca será um ambiente estável.”

“As pessoas têm que aprender as novas regras e isso é muito desafiador para qualquer equipe. Deve ser super desafiador para todos na FIA agora.”

“Gostaríamos de ter um pouco de clareza e compreensão do que está acontecendo e quem será demitido em seguida.”

Quando Russell foi questionado sobre a escala das mudanças recentes na arbitragem da F1, ele acrescentou: “Definitivamente, quando se trata da FIA, muita coisa está mudando e muito rápido… A única coisa com todas essas mudanças, espero que não tenha um impacto negativo.”

Os pilotos da F1 escreveram uma carta à FIA há duas semanas pedindo para serem tratados como adultos, ao mesmo tempo em que repreenderam o presidente do órgão regulador, Mohammed Ben Sulayem, sobre como ele falava sobre o esporte e seus competidores.

A FIA até esse momento não fez qualquer comentário. Estão todos no escuro e ninguém sabe o que vai acontecer em seguida.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.