Pilotos da F1 lançam ataque ao presidente da FIA
quinta-feira, 7 de novembro de 2024 às 9:18
Briefing pilotos F1
A Grand Prix Drivers’ Association, formada por todos os atuais pilotos da Fórmula 1, divulgou uma declaração dirigida a Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
Os pilotos destacaram uma série de questões na declaração, incluindo o exame minucioso das recentes punições por palavrões após críticas de Ben Sulayem.
Max Verstappen recebeu uma penalização equivalente a serviços comunitários por xingar durante a coletiva de imprensa de quinta-feira em Singapura.
Charles Leclerc tomou uma multa de €10.000 – €5.000 dos quais suspensos por 12 meses – pela mesma infração durante uma entrevista coletiva no México.
A GPDA também pediu para o presidente da FIA rever como transmite suas mensagens e o lembrou que os pilotos são “adultos” e não precisam de conselhos sobre assuntos “triviais”.
A carta também inclui um apelo por transparência sobre onde vai parar o dinheiro das multas impostas a pilotos e equipes.
Todos os tópicos foram discutidos em uma reunião recente entre os pilotos no México, e agora eles publicaram uma declaração abordando suas preocupações.
Declaração completa da GPDA
Como é o caso de todos os esportes, os competidores devem acatar a decisão do árbitro, gostando ou não, concordando ou não. É assim que o esporte funciona. Os pilotos (nossos membros) não são diferentes e entendem isso completamente.
Nossos membros são pilotos profissionais correndo na F1, o auge do automobilismo internacional. Eles são os gladiadores e a cada fim de semana de corrida dão um grande espetáculo para os fãs.
Em relação aos palavrões, há uma diferença entre aqueles com a intenção de insultar outras pessoas e os mais casuais, como os que você pode usar para descrever o mau tempo ou mesmo um objeto inanimado, como um carro de F1 ou uma situação de pilotagem.
Instamos o presidente da FIA a também considerar seu próprio tom e linguagem ao falar com nossos pilotos membros, ou mesmo sobre eles, seja em um fórum público ou de outra forma.
Além disso, nossos membros são adultos, eles não precisam receber instruções pela mídia, sobre questões tão triviais quanto o uso de joias e cuecas.
A GPDA expressou em inúmeras ocasiões sua opinião de que multas monetárias para pilotos não são apropriadas para o nosso esporte.
Nos últimos três anos, pedimos ao presidente da FIA que compartilhasse os detalhes e a estratégia sobre como as multas financeiras da federação são alocadas e onde os fundos são gastos.
Também transmitimos nossas preocupações sobre a imagem negativa que as multas financeiras trazem para o esporte. Mais uma vez, solicitamos que o presidente da FIA forneça transparência financeira e diálogo direto e aberto conosco.
Todas as partes interessadas (FIA, F1, equipes e GPDA) devem determinar em conjunto como e onde o dinheiro é gasto para o benefício do nosso esporte.
A GPDA deseja colaborar de forma construtiva com todos as partes interessadas, incluindo o presidente da FIA, para promover nosso grande esporte em benefício de todos que trabalham nele, pagam por ele, assistem e o amam. Estamos fazendo a nossa parte.
críticas, f1, fia, formula 1, gpda, Mohammed ben Sulayem, noticias f1, pilotos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.