Pierre Gasly é desclassificado após infração técnica em Baku

sábado, 14 de setembro de 2024 às 14:30

Pierre Gasly

Pierre Gasly foi desclassificado pelos comissários após a classificação em Baku. Posteriormente, seu carro não cumpriu os regulamentos técnicos. O francês da Alpine poderá, no entanto, competir no Grande Prêmio do Azerbaijão, no domingo.

Os comissários reconheceram que foi devido a um problema técnico com o carro e isso não ajudou Gasly durante a sessão. O francês perdeu, portanto, a posição P13 após a classificação. Todos os pilotos atrás dele, incluindo Lando Norris, subirão uma posição como resultado desta desclassificação.

Descobriu-se que o carro de Gasly violou o Artigo 5.2.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 de 2024, que afirma que “o fluxo de massa de combustível não deve exceder 100kg/h (quilogramas por hora)”.

O delegado técnico da FIA na F1, Jo Bauer, encaminhou o assunto aos comissários cujo relatório, após uma investigação, dizia: “Os representantes da equipe explicaram que tiveram uma falha técnica inesperada de curta duração que aumentou o fluxo de massa de combustível maior do que o esperado de forma transitória”.

“A causa foi acordada pela equipe técnica da FIA. O fato de o fluxo de massa de combustível ser superior ao limite naquele momento não foi contestado pelo concorrente. O competidor demonstrou aos comissários que a falha técnica resultou em um tempo de volta mais lento e que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida naquele momento”.

“Assim, argumentam eles, isso deve ser levado em consideração. Observaram também que a grande raridade de violações deste artigo demonstra que isto não faz parte da sua estratégia, e que a escala transitória simplesmente excedeu a margem que mantêm para evitar uma brecha”.

“A penalidade usual por violação dos regulamentos técnicos é a desclassificação e os comissários observam que o Artigo 1.3.3 do Código Desportivo Internacional afirma ‘Se um carro for considerado não conforme com os regulamentos técnicos aplicáveis, não haverá defesa para reclamar que nenhuma vantagem de desempenho foi obtida'”.

“Além do Código, esta tem sido a posição do Tribunal Internacional de Recurso há muito tempo. Assim, os comissários aplicam a penalização habitual e desclassificam o carro e o piloto da classificação”, concluiu o relatório.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.