Piastri segura Leclerc e vence o GP do Azerbaijão
domingo, 15 de setembro de 2024 às 9:37
Oscar Piastri
Oscar Piastri resistiu à pressão de Charles Leclerc e conquistou a segunda vitória de sua carreira na Fórmula 1 no GP do Azerbaijão.
A corrida terminou sob safety car depois que Carlos Sainz e Sergio Perez colidiram enquanto lutavam pelo último degrau do pódio.
O acidente permitiu que George Russell chegasse em terceiro, à frente dos protagonistas do campeonato Lando Norris e Max Verstappen.
Leclerc manteve a liderança na largada, enquanto Piastri consolidou o segundo lugar.
Perez e Verstappen largaram bem e ganharam uma posição cada, chegando à terceira e quinta posições, respectivamente.
No entanto, a prova de Verstappen não foi tranquila, já que o atual campeão mundial reclamou o tempo todo do comportamento de seu carro.
Na volta 8, Norris, que largou em 15º após uma classificação difícil, conseguiu entrar nos pontos após ultrapassar Oliver Bearman.
Os pilotos de ponta começaram a parar logo depois, com Verstappen e Russell trocando para pneus duros na volta 13, assim como Lewis Hamilton, que continuou sua recuperação depois de largar dos boxes.
Perez entrou uma volta depois de seu companheiro de equipe e trocou para o composto duro.
A McLaren optou por manter Piastri na pista apesar do risco de um undercut. Contudo, quando Perez alcançou Norris, a McLaren pediu para o britânico segurá-lo no setor intermediário.
O jogo de equipe funcionou e o australiano se manteve à frente após sua parada, com o líder Charles Leclerc entrando logo depois.
Com isso, Piastri se aproximou de Leclerc, e na volta 20, o piloto da McLaren jogou seu carro por dentro na curva 1 e assumiu a ponta.
Leclerc seguiu Piastri de perto nas voltas seguintes. No início da volta 29, o monegasco atacou pela primeira vez na curva 1, mas sem sucesso.
Com Perez logo atrás dos dois, Sainz também entrou na batalha quando a corrida entrou em seus estágios finais.
Na volta 47, os pneus de Leclerc acabaram, permitindo que Piastri ampliasse sua vantagem.
Enquanto o trio travava uma batalha a duas voltas do final, Perez e Sainz bateram na batalha pela terceira colocação. O acidente acionou o safety car virtual e promoveu Russell ao último degrau do pódio.
Norris ultrapassou o rival Verstappen no final da prova, com Fernando Alonso conquistando o sexto lugar, seu melhor resultado desde o GP do Canadá.
A Williams encerrou um fim de semana forte em sétimo e oitavo com Alex Albon e Franco Colapinto, respectivamente. O argentino marcou seus primeiros pontos na F1.
Hamilton ficou em nono, enquanto Bearman garantiu um ponto para a Haas em sua estreia pela equipe.
Classificação da prova:
f1, formula 1, GP do Azerbaijão, mclaren, noticias f1, oscar piastri, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.