Piastri lidera dobradinha da McLaren no GP da China

domingo, 23 de março de 2025 às 5:35

Oscar Piastri

Oscar Piastri entrou na luta pelo título mundial de Fórmula 1 desta temporada após uma vitória dominante no GP da China.

Piastri recebeu a bandeira quadriculada 9.748s à frente do companheiro de equipe Lando Norris, dando à McLaren a 50ª dobradinha em sua história e reforçando sua posição de favorita a ambos os campeonatos deste ano.

No entanto, as últimas voltas foram de ansiedade para Norris, que foi forçado a lidar com problemas “críticos” nos freios para cruzar a linha 1.3s à frente de George Russell, da Mercedes – que está nove pontos atrás de seu compatriota na classificação de pilotos.

Com o segundo lugar, Norris abriu oito pontos de vantagem sobre o tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull), que teve de se contentar com a quarta posição.

Charles Leclerc (Ferrari) ficou em quinto, apesar de sofrer danos na aleta da asa dianteira de seu SF-25 após um toque com seu companheiro de equipe Lewis Hamilton na curva 1.

Os cinco primeiros pilotos conseguiram uma estratégia de parada única, enquanto a Ferrari tentou duas com Hamilton, mas sem sucesso, já que o britânico terminou em sexto.

Esteban Ocon e Oliver Bearman, da Haas, terminaram em sétimo e 10º, atrás de Kimi Antonelli (Mercedes) em oitavo e Alex Albon (Williams) em nono.

Piastri não largou bem, mas fez o suficiente para se defender de Russell ao seu lado na primeira fila antes da curva 1. Norris, terceiro no grid, aproveitou e passou a Mercedes por fora para ficar em segundo.

Atrás deles, Verstappen escorregou no meio da curva e perdeu posições para Hamilton e Leclerc.

Porém, a dupla da Scuderia quase sofreu um desastre quando Leclerc passou por cima de uma zebra interna. Isso o fez dar um pequeno salto ao retornar à pista e a dianteira esquerda de seu carro atingiu a traseira direita de Hamilton.

Embora Hamilton tenha comunicado pelo rádio que havia sido “atingido por alguém”, ele escapou ileso. Não foi o caso de Leclerc, que sofreu danos na aleta da asa dianteira, perdendo cerca de 20 a 30 pontos de downforce, de acordo com a equipe.

Na terceira volta, Pierre Gasly, seguindo Fernando Alonso, informou por rádio que havia um incêndio no freio do Aston Martin. Isso provocou o abandono do espanhol no final da quarta volta.

Após 10 voltas, os primeiros pit stops começaram a acontecer, principalmente para aqueles mais abaixo no pelotão. Três voltas depois, Hamilton e Verstappen colocaram os pneus duros.

Eles foram seguidos uma volta depois pelo líder Piastri e o terceiro colocado Russell. Na seguinte, Norris e Leclerc entraram.

Notavelmente, a Ferrari optou por não trocar a asa dianteira de Leclerc, apesar da perda de downforce. O monegasco retornou novamente atrás de Hamilton.

Quanto a Norris, ele levou um undercut de Russell, mas retomou a segunda posição com uma excelente manobra na curva 6 na volta 18.

Alex Albon (Williams) liderou a prova por algumas voltas até ser ultrapassado por Piastri. Ele finalmente parou após 20 voltas.

Na volta seguinte, com Hamilton afirmando anteriormente pelo rádio que estava com dificuldades, o britânico permitiu que Leclerc assumisse a quarta posição e começasse a perseguir Russell.

O esforço de Leclerc não deu resultado, já que em poucas voltas ele caiu para dois segundos atrás de Russell.

Na 37ª volta, Hamilton fez seu segundo pit stop e caiu de quinto para sexto. Naquele momento, Verstappen estava se aproximando dele. Com pneus novos, Hamilton marcou a volta mais rápida em três giros consecutivos.

Contudo, o heptacampeão mundial não conseguiu manter o ritmo para alcançar Verstappen. Ao invés disso, o holandês atacou Leclerc e ultrapassou na curva 3 na volta 53.

Enquanto isso, Norris sofreu com problemas de freio nas últimas voltas, a tal ponto que foi informado pelo engenheiro de corrida para não frear forte e para observar sua pressão do freio.

Na penúltima passagem, ele foi informado que estava “ficando crítico”, mas conseguiu levar seu carro até o final.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1  Piastri McLaren Mercedes 56 1:30:55.026
2  Norris McLaren Mercedes 56 +9.748s
3  Russell Mercedes 56 +11.097s
4  Verstappen Red Bull Honda RBPT 56 +16.656s
5  Leclerc Ferrari 56 +23.211s
6  Hamilton Ferrari 56 +25.381s
7  Ocon Haas Ferrari 56 +49.969s
8  Antonelli Mercedes 56 +53.748s
9  Albon Williams Mercedes 56 +56.321s
10  Bearman Haas Ferrari 56 +61.303s
11  Gasly Alpine Renault 56 +67.195s
12  Stroll Aston Martin Mercedes 56 +70.204s
13  Sainz Williams Mercedes 56 +76.387s
14  Hadjar Racing Bulls Honda RBPT 56 +78.875s
15  Lawson Red Bull Honda RBPT 56 +81.147s
16  Doohan Alpine Renault 56 +88.401s
17  Bortoleto Sauber Ferrari 55 1 volta
18  Hulkenberg Sauber Ferrari 55 1 volta
19  Tsunoda Racing Bulls Honda RBPT 55 1 volta
20  Alonso Aston Martin Mercedes 4 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.