Piastri lidera dobradinha da McLaren no GP da China
domingo, 23 de março de 2025 às 5:35
Oscar Piastri
Oscar Piastri entrou na luta pelo título mundial de Fórmula 1 desta temporada após uma vitória dominante no GP da China.
Piastri recebeu a bandeira quadriculada 9.748s à frente do companheiro de equipe Lando Norris, dando à McLaren a 50ª dobradinha em sua história e reforçando sua posição de favorita a ambos os campeonatos deste ano.
No entanto, as últimas voltas foram de ansiedade para Norris, que foi forçado a lidar com problemas “críticos” nos freios para cruzar a linha 1.3s à frente de George Russell, da Mercedes – que está nove pontos atrás de seu compatriota na classificação de pilotos.
Com o segundo lugar, Norris abriu oito pontos de vantagem sobre o tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull), que teve de se contentar com a quarta posição.
Charles Leclerc (Ferrari) ficou em quinto, apesar de sofrer danos na aleta da asa dianteira de seu SF-25 após um toque com seu companheiro de equipe Lewis Hamilton na curva 1.
Os cinco primeiros pilotos conseguiram uma estratégia de parada única, enquanto a Ferrari tentou duas com Hamilton, mas sem sucesso, já que o britânico terminou em sexto.
Esteban Ocon e Oliver Bearman, da Haas, terminaram em sétimo e 10º, atrás de Kimi Antonelli (Mercedes) em oitavo e Alex Albon (Williams) em nono.
Piastri não largou bem, mas fez o suficiente para se defender de Russell ao seu lado na primeira fila antes da curva 1. Norris, terceiro no grid, aproveitou e passou a Mercedes por fora para ficar em segundo.
Atrás deles, Verstappen escorregou no meio da curva e perdeu posições para Hamilton e Leclerc.
Porém, a dupla da Scuderia quase sofreu um desastre quando Leclerc passou por cima de uma zebra interna. Isso o fez dar um pequeno salto ao retornar à pista e a dianteira esquerda de seu carro atingiu a traseira direita de Hamilton.
Embora Hamilton tenha comunicado pelo rádio que havia sido “atingido por alguém”, ele escapou ileso. Não foi o caso de Leclerc, que sofreu danos na aleta da asa dianteira, perdendo cerca de 20 a 30 pontos de downforce, de acordo com a equipe.
Na terceira volta, Pierre Gasly, seguindo Fernando Alonso, informou por rádio que havia um incêndio no freio do Aston Martin. Isso provocou o abandono do espanhol no final da quarta volta.
Após 10 voltas, os primeiros pit stops começaram a acontecer, principalmente para aqueles mais abaixo no pelotão. Três voltas depois, Hamilton e Verstappen colocaram os pneus duros.
Eles foram seguidos uma volta depois pelo líder Piastri e o terceiro colocado Russell. Na seguinte, Norris e Leclerc entraram.
Notavelmente, a Ferrari optou por não trocar a asa dianteira de Leclerc, apesar da perda de downforce. O monegasco retornou novamente atrás de Hamilton.
Quanto a Norris, ele levou um undercut de Russell, mas retomou a segunda posição com uma excelente manobra na curva 6 na volta 18.
Alex Albon (Williams) liderou a prova por algumas voltas até ser ultrapassado por Piastri. Ele finalmente parou após 20 voltas.
Na volta seguinte, com Hamilton afirmando anteriormente pelo rádio que estava com dificuldades, o britânico permitiu que Leclerc assumisse a quarta posição e começasse a perseguir Russell.
O esforço de Leclerc não deu resultado, já que em poucas voltas ele caiu para dois segundos atrás de Russell.
Na 37ª volta, Hamilton fez seu segundo pit stop e caiu de quinto para sexto. Naquele momento, Verstappen estava se aproximando dele. Com pneus novos, Hamilton marcou a volta mais rápida em três giros consecutivos.
Contudo, o heptacampeão mundial não conseguiu manter o ritmo para alcançar Verstappen. Ao invés disso, o holandês atacou Leclerc e ultrapassou na curva 3 na volta 53.
Enquanto isso, Norris sofreu com problemas de freio nas últimas voltas, a tal ponto que foi informado pelo engenheiro de corrida para não frear forte e para observar sua pressão do freio.
Na penúltima passagem, ele foi informado que estava “ficando crítico”, mas conseguiu levar seu carro até o final.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Piastri | McLaren Mercedes | 56 | 1:30:55.026 |
2 | Norris | McLaren Mercedes | 56 | +9.748s |
3 | Russell | Mercedes | 56 | +11.097s |
4 | Verstappen | Red Bull Honda RBPT | 56 | +16.656s |
5 | Leclerc | Ferrari | 56 | +23.211s |
6 | Hamilton | Ferrari | 56 | +25.381s |
7 | Ocon | Haas Ferrari | 56 | +49.969s |
8 | Antonelli | Mercedes | 56 | +53.748s |
9 | Albon | Williams Mercedes | 56 | +56.321s |
10 | Bearman | Haas Ferrari | 56 | +61.303s |
11 | Gasly | Alpine Renault | 56 | +67.195s |
12 | Stroll | Aston Martin Mercedes | 56 | +70.204s |
13 | Sainz | Williams Mercedes | 56 | +76.387s |
14 | Hadjar | Racing Bulls Honda RBPT | 56 | +78.875s |
15 | Lawson | Red Bull Honda RBPT | 56 | +81.147s |
16 | Doohan | Alpine Renault | 56 | +88.401s |
17 | Bortoleto | Sauber Ferrari | 55 | 1 volta |
18 | Hulkenberg | Sauber Ferrari | 55 | 1 volta |
19 | Tsunoda | Racing Bulls Honda RBPT | 55 | 1 volta |
20 | Alonso | Aston Martin Mercedes | 4 | abandono |
f1, formula 1, gp da china, mclaren, noticias f1, oscar piastri, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.